Pontos na carteira de motorista provisória

Dirigir de maneira segura e responsável é um dever de todos. Na CNH provisória, o imprudente faz o curso teórico-prático novamente.

Moça dirigindoConseguir a Carteira Nacional de Habilitação é um dos objetivos de muitas pessoas assim que alcançam a maioridade. Mas, para habilitar-se é preciso muita paciência, dedicação e estudo para conduzir um automóvel de modo seguro e conhecer as sinalizações de trânsito e não colocar em risco a vida das pessoas.  E para os condutores que conduzem de maneira imprudente, prática comum no trânsito brasileiro, são aplicadas multas e pontos de “infração” na CNH.

Na habilitação definitiva a soma de pontos pode chegar até 20 em um ano, e se condutor receber um número maior de pontos ,  perde o direito de dirigir. E se o condutor receber multas enquanto a Carteira de Habilitação é provisória? O que acontece?

                       

Perda de pontos da CNH

cnh suspensa

A Carteira de Habilitação vale por um ano e é uma maneira de avaliar se o indivíduo está apto a dirigir, concedendo uma espécie de “período de experiência’.  Após esse período, o condutor recebe a Carteira de Habilitação definitiva. Enquanto a Carteira de Habilitação é provisória os cuidados devem ser redobrados, pois o condutor tem um limite de receber até 4 pontos na CNH, ou seja, não pode cometer nenhuma infração grave ou gravíssima e apenas uma infração média ou leve.

As infrações gravíssimas aplicam  7 pontos na Carteira, nas infrações graves o condutor recebe 5 pontos, nas infrações médias 4 pontos e nas infrações leves a pontuação é de 3 pontos.

O que acontece?

mulher no volante

Se ultrapassou a soma de 4 pontos na Carteira provisória não há muito o se que fazer, o indivíduo não terá o direito de trocar a sua Carteira de Habilitação Provisória pela Definitiva, além de ser obrigado a iniciar um novo processo para a retirada da primeira CNH, ou seja, o infrator deve realizar o curso e exame teórico-prático novamente, matriculando-se em um Curso de Formação de Condutores.

Além da perda de pontos na carteira, o infrator deve pagar as multas de acordo com os valores correspondentes.

Por isso a importância de dirigir sempre de modo seguro, respeitando os pedestres e condutores.

Confira o vídeo sobre a CNH provisória no canal do Portal ZUN no Youtube:

Leia mais sobre carteira de habilitação

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
19/12/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. ola,tenho uma carta provisoria desde 2003, nnca fui retirar a minha cnh1 comprei uma moto e depois vendi,a moto ficou no meu nome e o rapaz que comprou emprestou a moto p um condutor sem carta e a moto foi presa c varias irregularidades, agora fui verificar e estou c 25 pontos na minha carteira provisoria, o que devo fazer agora p conseguir renovar ela!!

    daniela
    09/02/14 às 18:57
  2. Olá! meu primo levou multa na carteira de habilitaçáo provisória, e gostária de saber se ele corre o risco de perder; por favor podem responder minha pergunta? Obrigado….

    maique
    06/02/14 às 13:45
  3. tomei uma multa com o carro no
    nome do meu pai e to com a
    provisoria os ponto vai pra mim o
    pro nome do meu pai uma infracao
    grave

    kelvin arruda
    05/09/13 às 23:04
  4. eu queria saber eu tomei uma multa no rodizio e minha carta e a provisoria eu vo perde o direito de dirigir

    por enquanto obrigado

    rafael
    28/08/13 às 20:44
  5. Levei uma multa por falar no celular de natureza media com a provisoria corre o risco de perde a cnh com uuma multa media. ou impede de pega a pernanente.

    jase carlos santana aragao
    31/07/13 às 11:05
  6. Boa Noite tomei uma multa de sem carteira e estou tirando a minha cnh ainda vou fazer o exame de direção daqui 3 dias o que acontecerá perderei minha cnh ..e se eu tirar a minha carteira e continuar dirigindo vai ser a mesma coisa que num ter carteira..obrigada.

    conceição barçante
    23/06/13 às 18:40
  7. tomei uma multa com o carro no nome do meu pai e to com a provisoria os ponto vai pra mim o pro nome do meu pai uma infracao grave

    luan santana
    07/04/13 às 22:00
  8. Boa Tarde, prezados gostaria de ver um modelo de carta de notificação para que uma empresa tire meu nome da negatividade. Vocês poderiam me enviar um modelo. Gostei muito dos modelos que vocês tem no site. Grata.

    JULIANA
    14/02/13 às 12:14
  9. estou com uma duvida, eu estou com minha cnh provisoria tomei uma multa de rodizio eu posso perder minha cnh ???

    fabio
    13/02/13 às 21:32
  10. não só perde pontos na cnh como perde a mesma também.aconteceu com minha esposa.eu fui multado no radar e ela pagou o pato,mesmo não sendo notificada e com recurso ainda em andamento no detran.mg

    walter luiz
    31/01/13 às 10:00
  11. Se o condutor com carteira provisória, tiver um veículo em seu nome e outra pessoa for multada nele, o proprietário do veículo perde também ponto e a carteira ???

    Josegeraldo-reis
    03/11/12 às 10:07