Por que existem desertos?

Como os desertos existem? A física e a história respondem essa pergunta, mostrando as possíveis explicações de como eles se formam.

Por-do-Sol no deserto20% da superfície terrestre é composta por desertos. Tais regiões, devido a seus baixos índices pluviométricos (de chuvas), não sustentam tanta vida quanto alguns outros tipos de zonas climáticas. A maioria da fauna surge a noite e se esconde durante o dia, a fim de conservar a umidade necessária para seu corpo.

É muito comum vermos dunas – montanhas de areia criadas e frequentemente movimentadas pela ação do vento – em um deserto. Isso acontece devido à grande quantidade de areia presente nesse tipo de região. Os solos, geralmente, são rochosos e é grande a presença de sal na composição das terras. Há historiadores e arqueólogos que utilizam o deserto como lugar para armazenar fósseis e objetos vulneráveis à umidade.

                       

Como se formam?

Tempestades magnéticasNem todos os desertos são quentes. Existem locais considerados desérticos e têm baixíssima temperatura (as tundras). Eles são formados pelos mesmos motivos que são formados os desertos quentes, e o principal fator tem a ver com um fenômeno chamado evapotranspiração – transferência de moléculas no estado líquido ao vaporoso, analisada em conjunto com outros fatores de perda de água em escala global ou de território.

O fenômeno

Deserto e camelosO processo de evapotranspiração depende não só da evaporação da água presente no lugar, mas também da água perdida através dos processos vitais de plantas. Cada cidade tem seu potencial de evapotranspiração, que significa a quantidade de água que poderia evaporar no lugar, considerando-se os dois fatores citados acima. Por exemplo, a cidade de Tucson, no Arizona, recebe aproximadamente 300 milímetros de chuva por ano, e cerca de 2500 milímetros podem evaporar no mesmo período.

Os desertos polares, como as tundras, são formados porque a grande frequência de neve faz com que esta se compacte, através da ação de seu próprio peso. A baixa temperatura e a compactação da neve não permite que a mesma derreta, deixando baixíssimos os níveis de água no lugar.

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
18/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook