Por que o olho treme involuntariamente?

Algumas vezes sentimos nossos olhos tremerem de uma maneira que chega a nos irritar e as causas para que isso aconteça são inúmeras.

Olhos femininos

Muitas das queixas que os oftalmologistas ouvem estão relacionadas a este certo incômodo que no começo até parece ter um pouco de graça, mas conforme o tempo passa e a tremedeira não cessa acaba por incomodar demais. Quando isto acontece pode ser um sinal que nossas pálpebras estão enviando de que há alguma coisa errada conosco. Pode ser um cansaço por ficarmos várias horas em frente a um computador sem uma pausa ou forçar a visão para ler um livro à meia luz. A ansiedade e o desgaste muscular também podem causar esse tipo de problema.

                       

Porque acontece

Mulher com um olho fechado e outro aberto

Quando nosso olho reage desta maneira é porque ocorre uma contração involuntária do músculo da pálpebra como se fosse uma câimbra. Além de pele a pálpebra é constituída de glândulas lacrimais que auxiliam na lubrificação dos olhos, cílios que fazem a proteção e músculos para que ela abra e feche. Quando a contração aparece intensa e frequente afeta um grupo de fibras de forma temporária, que é chamada pelos médicos de Mioquimia.

Para melhorar

Mulher escondendo os olhos

A suspensão do consumo de cafeína e estimulantes como chás, guaranás e chocolates e o aumento do consumo de calmantes naturais como camomila e maracujá podem aliviar o problema. Mas caso ele persista, o melhor a fazer é procurar seu Oftalmologista para que uma avaliação seja feita, pois esse pode ser um sinal de problema neurológico.

Blefaroespasmo

Mulher coçando o olho

Também é um tipo de contração involuntária das pálpebras que leva a pessoa sentir cansaço na área e dificuldades para enxergar. Este tipo de problema é mais detectado em mulheres com uma média de idade de 56 anos e se não tratada pode evoluir para uma cegueira funcional. O que pode piorar os sintomas de blefaroespasmo são estresse, dirigir, assistir televisão, entre outras atividades do tipo. Há pessoas que tentam retardar este sintoma mascando chiclete, esfregando os olhos com força. Pode acontecer da pessoa afastar-se do convívio em sociedade por estresse e depressão obtidos pelo problema.

Saiba mais sobre o assunto no Portal da Oftalmologia ou converse com seu médico.

Nesse vídeo do Youtube você confere como evitar outros tipos de doenças oculares:

Boletim Bem Viver. Doenças Oculares.

Saiba mais sobre doenças oculares:

Nenhum voto, seja o primeiro



Ariane
21/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. AMEI o site obrigado pela explicação.

    graziela
    30/10/13 às 8:24
  2. mesmo que isso não aconteca devemos procurar um oftalmoligista sempre.

    Ivonete
    02/06/12 às 1:03