Pratos típicos da região Sudeste

O Sudeste caminha para a criação de uma gastronomia que ressalta o regionalismo de cada estado e nos presenteia com saborosos pratos.

Bandeira do Brasil sobreposta com região sudesteA região mais desenvolvida economicamente do país apresenta uma vasta culinária que se desenvolveu mesclando os produtos nativos (mandioca e milho), base da alimentação indígena, com alimentos trazidos por imigrantes.

Composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo a região ao longo do tempo desenvolveu uma rica culinária e criou pratos que se tornaram marcas registradas de cada estado.

                       

São Paulo

Virado paulistaSofreu forte influência dos imigrantes e adaptações de receitas trazidas por eles de suas terras, os tropeiros que passavam pelo estado rumo a Minas Gerais também colaboraram para a culinária. Tem como prato típico o rico Virado paulista, composto por tutu de feijão, bisteca suína, linguiças, bananas fritas, ovo frito, couve refogada com bacon e torresmo frito.

Rio de Janeiro

FeijoadaOs escravos que trabalhavam nas fazendas adaptaram o “cozido” português, criando assim o prato mais típico brasileiro, a feijoada. Composta de um denso caldo de feijão preto e uma variedade de carnes (carne-seca, paio, costela, linguiças, costelinhas, toucinho, orelha de porco, pé de porco), acompanhada de couve cortada bem fininha, laranja, torresmo frito e um bom molho de pimenta.

Espírito Santo

Moqueca CapixabaA capital Vitória se destaca por belíssimas praias e tem uma culinária baseada em peixes e frutos do mar. Seu saboroso prato regional, a Moqueca Capixaba, é composta de um peixe(robalo, badejo, namorado) mergulhado em um rico molho de tomate, azeite de oliva, coentro, urucum, pimenta malagueta, cebolinha picada, alho e cebola. Deve ser preparada em panela de barro ou ferro.

Minas Gerais

arroz carreteiroA região tem uma culinária riquíssima, e ao mesmo tempo simples, com destaque para a carne de porco, o famoso pão de queijo, o doce de leite, o delicioso doce Romeu e Julieta, o feijão mineiro e o bem conhecido arroz carreteiro.

A região sudeste caminha para a criação de uma gastronomia que ressalta o regionalismo de cada estado e nos presenteia com saborosos pratos.

7 votos



Luis Filipe
17/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook