Preguiça e sono excessivo pode ser doença?

Você sabia que preguiça e sono excessivo podem ser doença? Saiba mais sobre a Clinomania, seus sintomas e se existe cura.

Homem desligando despertador

Sabe aquela vontade de ficar mais cinco minutinhos na cama depois que o relógio desperta? Pois bem, essa é um comportamento normal entre as pessoas, no entanto, a falta de disposição excessiva que chega a impedir a pessoa de se levantar para ir ao trabalho ou fazer qualquer outra atividade pode ser algo mais sério que apenas preguiça.

O distúrbio que se caracteriza pela vontade incontrolável de não sair da cama, de querer permanecer sem tempo definido na posição horizontal é chamado de clinomania. Saiba mais sobre o problema e se é necessário procurar tratamento ou ajuda médica.

Clinomania o que é?

Mulher deitada

A Clinomania é um distúrbio comportamental que se caracteriza pela falta de disposição de ficar em pé, em consequência a cama passa a ser a maior paixão de um clinomaníaco, podendo passar até uma semana seguida deitado.
Segundo especialistas em sono, as causas do distúrbio são diversas, desde má qualidade de sono até problemas hormonais que podem trazer essa falta de disposição excessiva.

No entanto, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico é o fato de a clinomania ser confundida com outros problemas, como a depressão. Embora um problema possa estar levar ao outro, ambos são diferentes. No caso de uma pessoa diagnosticada com clinomania, sua vontade de estar deitado supera todos os outros interesses, pois a posição horizontal lhe traz muito bem estar, embora haja vontade de ter outros afazeres.

O que lhe falta é a atitude de levantar, e isso se dá pelo fato do cérebro mandar a informação para o resto do corpo que esta é a posição mais confortável para se manter o corpo a maior parte do dia. Quando na verdade deveria ser o inverso, já que passamos a maior parte do nosso tempo em pé ou sentados.

Clinomania tem cura?

Mulher em sessão de terapia

As pessoas com esse distúrbio que na maioria das vezes são tidas como preguiçosas aqui vai uma boa notícia: a clinomania tem cura!

Mais sobre Preguiça e sono excessivo pode ser doença?

O diagnóstico é feito por exclusão, já que seus sintomas podem ser confundidos com outros problemas de saúde, por isso o acompanhamento com um psicólogo, psiquiatra ou neurologista é essencial.

Em alguns casos as mudanças de comportamento, a prática de atividades físicas são o bastante para a resolução do problema, no entanto em outros o uso de medicamentos se faz necessário.

Sendo assim a falta de disposição e o sono excessivo pode ser doença sim. Em caso de qualquer sintoma que lhe impeça de fazer suas atividades normais, o indicado é procurar um profissional para que ele possa diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.

Conheça outro distúrbio do sono: Doença do sono Narcolepsia.

Mais artigos sobre sono




Talita
24/02/15

Mais informações por email.

Comentar sobre Preguiça e sono excessivo pode ser doença?