Pressão arterial baixa na gravidez

Medir a pressão arterial durante a gestação é importante para prevenir possíveis problemas na gravidez que podem afetar gestante e bebê.

Grávida

gravidez é um momento de grandes mudanças e realizações na vida da mulher, por isso, todos os cuidados devem ser tomados para que o período de gestação seja saudável. Durante a gravidez é preciso estar bem hidratada, se alimentar bem e evitar alguns produtos que possam causar complicações e problemas de pressão alta ou baixa.

                       

A pressão arterial, que é a força exercida pelo sangue nas artérias, é dividida em pressão arterial sistólica e diastólica e deve estar sempre entre 120 por 80 mmHg, considerados os valores ideais. Por conta das mudanças que acontecem no organismo feminino, um dos exames de rotina do pré-natal é o exame de medição da pressão arterial.

Causas

Mulher grávidaA baixa pressão arterial pode ter causas como anemia, infecções graves e problemas endócrinos. Na gravidez a pressão é chamada de hipotensão ortostática e acontece logo após as refeições, diminuindo o batimento cardíaco, fazendo com que a grávida sinta alguns sintomas leves.

Sintomas

Aparecem imediatos à baixa da pressão arterial. Entre eles estão a diminuição do batimento cardíaco, tontura, visão embaçada, náuseas e fraqueza.

Tratamento

A pressão baixa na gestação normalmente some após alguns minutos deitada, entretanto, se os sintomas persistirem é preciso avisar o seu médico obstetra. Em casos esporádicos o indicado é que assim que sentir a diminuição da pressão se sentar ou deitar imediatamente e elevar os pés para um nível de acordo com o nível do coração.

A medição da pressão arterial é importante por causa de um problema grave chamado de pré-eclâmpsia que acaba provocando a eliminação das proteínas do organismo através da urina, e que acontece quando há a elevação da pressão arterial. Por conta disso a pressão arterial deve ser medida com frequência após a vigésima semana de gestação, que é quando o problema aparece. Devendo ser feito pelo médico obstetra que acompanha a gestação.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
29/09/11


Mais informações por email.

  1. Quando eu estava com 5 semanas de gestação, fui fazer exame de sangue e estava em jejum,acabei passando mal e desmaiei dentro do ônibus,é uma sensação muito ruim.Minha pressão ficou em 7 por 6.Agora estou com 10 semanas e ainda continua baixa 8 por 6.

    Mayara Karla da Silva Cabral
    07/10/13 às 11:10