Previdência Social Auxílio Doença

O Auxílio Doença é um benefício oferecido pela Previdência Social para afastados por motivo de acidentes ou doenças no trabalho.

Logo previdência socialO Auxílio Doença é um dos benefícios concedidos pela Previdência Social, pago aos trabalhadores que estejam impedidos de trabalhar, por motivo de doença ou acidente, por um período maior de 15 dias consecutivos.

O Auxílio Doença da Previdência Social deve ser pago pelo empregador, nos primeiros 15 dias a trabalhadores (com exceção das domésticas) que possuam carteira de trabalho assinada, ficando a Previdência Social responsável pelo pagamento do Auxílio Doença após o décimo sexto dia de afastamento. Para os outros segurados (inclusive os domésticos), o auxílio será pago pela Previdência Social desde o início do período de incapacidade, e enquanto durar a mesma. Nos dois casos, deverá ser feito o requerimento do benefício. A seguir, mostraremos como fazer o requerimento e mais algumas importantes informações sobre o funcionamento do Auxílio Doença da  Previdência Social.

                       

Previdência Social Auxílio Doença benefício

Médico tirando pressãoPara que o trabalhador possa receber o benefício do Auxílio Doença, é necessário que seja comprovada a incapacidade através de um exame médico realizado pela própria equipe de perícia da Previdência Social. Para poder realizar o requerimento, o segurado deve ter contribuído para a Previdência Social por um período mínio de 12 meses. É importante considerarmos que tal prazo não é exigido nos casos de acidentes (dentro ou fora do trabalho) e de doenças profissionais.

Algumas doenças não profissionais também são incluídas no quadro das que permitem o requerimento do Auxílio Doença da Previdência Social, são elas: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doença de Paget em estágio avançado (osteíte deformante), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), contaminação por radiação (comprovada em laudo médico) ou hepatopatia grave. A Previdência Social não concederá o Auxílio Saúde a trabalhadores que, ao se filiarem, já tenham alguma doença ou lesão que possibilite o benefício, exceto os casos em que a incapacidade aconteça por conta do agravamento da doença.

Previdência Social Auxílio Doença cálculo

Imagem de previdência socialO benefício do Auxílio Doença corresponde a 91% do valor do salário de benefício, que é designado através do seguinte cálculo: para os trabalhadores que se inscreveram na Previdência Social até o dia 28 de novembro de 1999, o salário de benefício será igual à média dos 80% maiores salários pagos durante a contribuição, desde julho de 1994. Para os trabalhadores inscritos após o dia 29 de novembro de 1999, o salário de benefício também será igual à média dos 80% maiores salários, porém será considerado todo o período de contribuição. Por exemplo, o segurado que trabalhou em 10 empregos, contribuindo normalmente em todos, terá o valor do auxílio doença igual à média dos 8 maiores salários que recebeu durante o período. Os segurados especiais (trabalhadores da área rural) terão direito ao Auxílio Doença no valor de um salário mínio, caso não tiverem contribuído facultativamente com a Previdência Social.

Previdência Social Auxílio Doença consulta

As consultas ao Auxílio Doença podem ser feitas diretamente através do site da Previdência Social. Lá, existe também um importante tutorial sobre o funcionamento completo do benefício. O site da Previdência Social oferece informações valiosas, como consulta às perícias médicas agendadas, marcações de exames periciais para o Auxílio Doença, além de disponibilizarem para impressão o formulário oficial de requerimento à Previdência Social, informações sobre os casos de perda da qualidade de segurado, dados sobre o pagamento do auxílio e versões online de toda a legislação criada para regulamentação do Auxílio Doença da Previdência Social.

O site da Previdência Social também oferece dados e suporte sobre todos os outros benefícios oferecidos pela instituição, como o Auxílio Acidente e o Auxílio Reclusão, servindo como um ponto obrigatório de parada para os que desejam se informar mais a respeito do assunto.

O benefício do Auxílio Doença é um direito de todo o trabalhador contribuinte da Previdência Social há mais de um ano. Em determinados casos, o recebimento do Auxílio é a única coisa que garante a subsistência de trabalhadores que, por questões de doenças ou acidentes, ficam impossibilitados de trabalhar. Para evitar possíveis dores de cabeça em caso de precisar de um afastamento, além de contribuir corretamente, o trabalhador deve se manter informado sobre sua situação com a Previdência Social. Mesmo os trabalhadores autônomos poderão contribuir, basta ir até alguma das agências da Previdência Social e solicitar cadastro no sistema de contribuição facultativa. O valor de todos os pagamentos é calculado através de correção monetária, evitando prejuízos com a desvalorização da moeda.

Mais informações sobre Previdência social  e auxílio doença

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
05/10/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Tenho artrose grave no joelho direito, fiquei afastata por cinco anos, mesmo meus mèdicos dando atestado comprovando a doença fiz pericia mèdica tres vezes, e os peritos me liberaram sinto muita dor, entrei na junta de Recurso do INSS ah um ano e meio, e estou atè hoje esperando uma resposta. Afinal quem tem direito? ah quem devo recorrer? essa è minha indguinaçâo…

    Nelci guimarâes
    06/10/12 às 21:10