Previdência social auxílio maternidade

A Previdência Social disponibiliza o auxílio maternidade que é um direito e um benefício importante para as mães, veja quem tem direito.

mamãe beijando bebeO governo disponibiliza a todas as mulheres seguradas da Previdência Social diversos auxílios entre eles está o auxílio maternidade, que muitas das seguradas da Previdência Social desconhecem esse direito ou não sabem como ele funciona. O auxílio maternidade pode ser requerido a partir do oitavo mês de gestação, com comprovação de atestado médico ou após o nascimento com a certidão de nascimento, concedido a gestante no período de 120 dias. As seguradas da Previdência Social também podem usufruir o auxílio maternidade em casos de adoção ou aborto espontâneo com variações de duração de pagamentos.

Conheça mais informações da Previdência Social auxílio maternidade para ficar por dentro dos seus direitos.

Auxílio maternidade quem tem direito

Tem direito ao auxílio maternidade toda mulher trabalhadora por ocasião do parto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção, que contribui com a Previdência Social seja empregadas, domésticas, contribuintes individuais, ou seja, que trabalham por conta própria, seguradas especiais ou facultativas, aquelas com mais de 16 anos que não obtém renda, mas contribuem com a previdência e as seguradas especiais no caso as trabalhadoras rurais. A Previdência Social também disponibiliza o auxílio nos casos de natimorto e aborto espontâneo.

O auxílio maternidade também é concedido para as mães desempregadas, porém existem algumas condições especiais para a concessão do auxílio maternidade que varia de acordo com o perfil de contribuição da mesma. A mãe desempregada terá direito ao auxílio maternidade pela Previdência Social nos casos de demissão antes da gravidez ou se a gravidez ocorreu enquanto estava empregada.

Requerimento auxílio maternidade Previdência Social

gravida no computadorO requerimento do auxílio maternidade poderá ser solicitado pela gestante pelo portal da Previdência Social, pelo telefone 135 ou nas próprias agências da Previdência Social seguindo as exigências solicitadas. O sistema da Previdência Social possui o um cadastro nacional de informações com dados de seus contribuintes, é através deste cadastro o chamado CNIS/PrevCidadão que todos os benefícios dos trabalhadores são garantidos, incluindo o auxílio maternidade. A apresentação de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, número de identificação do trabalhador PIS/PASEP, entre outros documentos são solicitados pela Previdência Social. No caso de requerimento do auxílio maternidade por adoção é necessário documentação da criança e também do deferimento da medida liminar dos autos de adoção. Qualquer dúvida você poderá entrar em contato através do portal da Previdência Social.

Mais sobre Previdência social auxílio maternidade

Auxílio maternidade qual o valor

gestante colocando dinheiro no cofreO auxílio maternidade é pago diretamente pelo INSS através de conta bancária até o décimo dia útil do mês. O primeiro pagamento é realizado no mês seguinte da solicitação ou até em 45 dias do pedido concedido do auxílio maternidade. O valor do benefício para a mãe empregada é igual à remuneração integral ou em caso de salário variável, igual à média dos seis últimos meses. Para a contribuinte individual e facultativa o valor consiste em 1/12 da soma dos doze últimos salários. Já para a trabalhadora avulsa o valor é igual a sua última remuneração. Para as empregadas domésticas o auxílio maternidade tem valor igual do seu último salário de contribuição.

A Previdência Social estipula valores mínimos e máximos a serem pagos, por isso é importante à mãe comparecer a qualquer agência da Previdência para esclarecer qualquer dúvida, pois cada caso é analisado e calculado de acordo com as informações da contribuinte.

Mais sobre licença maternidade e benefícios da Previdência Social




Juliana
12/11/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Previdência social auxílio maternidade

  1. oi meu nome é priscila estou gravida de 6 meses e paguei 3 parcelas do inss comecei a pagar estava com 1 mes de gravidez e gostaria de saber se realmenti tenho direito au auxilio maternidade pois liguei na previdencia eles me passaram um codigo e paguei no boleto da previdencia as 3 parcelas ditas? e com quanto tempo posso dá entrada..?

    Priscila

Destaque

DETRAN SP RENAVAM multas

DETRAN SP RENAVAM multas