Primeiro dia de aula educação infantil

O primeiro dia de aula é marcado por fortes emoções. Aprenda a lidar com essa situação para transmitir tranquilidade para seu filho.

Criança se despedindo para entrar na escolaO primeiro dia de aula de uma criança é caracterizado por muita ansiedade e receios. Um mundo novo e ainda desconhecido para os pequenos, e é natural que eles se sintam inseguros. Por isso o choro, a resistência, são atitudes comuns para manifestar os sentimentos, o que deixam os pais aflitos. A iniciação na escola é um ciclo natural da vida e, apesar da intensidade das emoções neste dia tão especial, é preciso passar segurança e tranquilidade para a criança.

Conhecendo a escola

Uma dica muito interessante é escolher a escola antecipadamente, e visitá-la, conhecer a sala que seu filho vai ficar e os professores. Levar a criança para conhecer o ambiente é um passo muito importante para a aceitação. Mostre as coisas que possam chamar a sua atenção, como os brinquedos, cartazes coloridos e utilize o exemplo das outras crianças explicando que é natural as crianças iniciarem na escola, assim ele perceberá que não está sozinho nessa situação.

Primeiro dia de aula - O que fazer?

Pai beijando filha

Os Pais

Os pais têm o papel principal na transição casa-escola. Passar segurança e tranquilidade tendo o coração partido não é uma tarefa fácil é a constatação de que seu “bebê” está crescendo, mas é fundamental para o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. Os pais devem estar confiantes, e animados e não devem ceder aos choros.

As Crianças

Mãe e filhoÉ muito natural que as crianças resistam para ir à escola, mas isso tudo é passageiro. O diálogo é sempre o melhor caminho. Conversar com seu filho sobre as atividades que ele irá fazer as novas amizades, levá-lo para comprar seu material tudo isso o ajudará a compreender melhor essa nova etapa. Muitas escolas adotam horários reduzidos para a adaptação da criança na primeira semana.

Mais sobre Primeiro dia de aula educação infantil

Tudo é uma questão de tempo, pouco a pouco a criança vai se acostumando com o novo universo. O importante é que todos estejam em conjunto pais e professores para auxiliar nessa tarefa, para que a escola seja um lugar de crescimento e também de prazer na vida da criança.




Juliana
25/11/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Primeiro dia de aula educação infantil

Destaque

Brinquedos reciclados com caixa de leite

Brinquedos reciclados com caixa de leite

Veja Também

Caixa Econômica loteria BR