Primeiro dia de aula educação infantil

O primeiro dia de aula é marcado por fortes emoções. Aprenda a lidar com essa situação para transmitir tranquilidade para seu filho.

Criança se despedindo para entrar na escolaO primeiro dia de aula de uma criança é caracterizado por muita ansiedade e receios. Um mundo novo e ainda desconhecido para os pequenos, e é natural que eles se sintam inseguros. Por isso o choro, a resistência, são atitudes comuns para manifestar os sentimentos, o que deixam os pais aflitos. A iniciação na escola é um ciclo natural da vida e, apesar da intensidade das emoções neste dia tão especial, é preciso passar segurança e tranquilidade para a criança.

Conhecendo a escola

Uma dica muito interessante é escolher a escola antecipadamente, e visitá-la, conhecer a sala que seu filho vai ficar e os professores. Levar a criança para conhecer o ambiente é um passo muito importante para a aceitação. Mostre as coisas que possam chamar a sua atenção, como os brinquedos, cartazes coloridos e utilize o exemplo das outras crianças explicando que é natural as crianças iniciarem na escola, assim ele perceberá que não está sozinho nessa situação.

                       

Primeiro dia de aula – O que fazer?

Pai beijando filha

Os Pais

Os pais têm o papel principal na transição casa-escola. Passar segurança e tranquilidade tendo o coração partido não é uma tarefa fácil é a constatação de que seu “bebê” está crescendo, mas é fundamental para o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. Os pais devem estar confiantes, e animados e não devem ceder aos choros.

As Crianças

Mãe e filhoÉ muito natural que as crianças resistam para ir à escola, mas isso tudo é passageiro. O diálogo é sempre o melhor caminho. Conversar com seu filho sobre as atividades que ele irá fazer as novas amizades, levá-lo para comprar seu material tudo isso o ajudará a compreender melhor essa nova etapa. Muitas escolas adotam horários reduzidos para a adaptação da criança na primeira semana.

Tudo é uma questão de tempo, pouco a pouco a criança vai se acostumando com o novo universo. O importante é que todos estejam em conjunto pais e professores para auxiliar nessa tarefa, para que a escola seja um lugar de crescimento e também de prazer na vida da criança.

Nenhum voto, seja o primeiro



Juliana
25/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook