Primeiros dentinhos do bebê sintomas

Algumas dicas para as mamães de primeira viagem que não sabem como agir quando começam a surgir os primeiros dentinhos do bebê.

Bebê usando mordedor já com seus primeiros dentesNormalmente quando os bebês começam a ficar enjoadinhos e com febre as mães ficam preocupadas.

Quando nascem os primeiros dentinhos, o bebê começa a ficar irritado e chora por qualquer motivo devido ao desconforto e coceira que os primeiros dentinhos causam. Muitas mães se apavoram porque às vezes não sabem o que eles têm e ainda não entendem o que é necessário para poder resolver o problema.

         

Primeiros dentes

Boca de um bebê com os primeiros dentesGeralmente os primeiros dentinhos  começam a surgir com seis meses de idade. Os primeiros que nascem são os incisivos centrais inferiores, em seguida nascem os incisivos centrais superiores, seguido dos incisivos laterais inferiores. Os incisivos laterais superiores nascem por volta de um ano e meio. Logo depois começam a nascerem os dentes mais posteriores que são os caninos e na sequência nascem os molares.
Quando o bebê completar três aninhos terá todos os dentes de leite. No total são dez dentinhos na arcada de baixo e dez na arcada de cima.

Fatos importantes

Atraso de oito meses no nascimento dos primeiros dentinhos é normal, assim como o surgimento nas primeiras semanas de vida. A dentição precoce, entretanto, pode vir a causar dificuldade para o bebê e para a mãe, pois os dentinhos podem machucar a língua do bebê e o seio da mãe durante o aleitamento materno. Para isso não acontecer, o odontopediatra poderá fazer um polimento nos dentinhos.

Sintomas

Mãe cuidando dos dentes de seu bebêO sintoma mais comum é a coceira na gengiva causada pela pressão dos dentinhos. A gengiva fica mais esbranquiçada, abaulada e aumenta a salivação por causa do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê de engolir toda a saliva produzida. Por conta disso o sono do bebê é prejudicado o que o deixa muito irritado com a erupção dos novos dentinhos. Essa erupção geralmente acontece no período em que o bebê já está sentando. É nessa fase que o bebê leva tudo o pega à boca e na maioria das vezes isso ocorre para aliviar a coceira nas gengivas, porém as impurezas são transportadas do ambiente e dos objetos para o organismo do bebê e isso pode causar estados febris, diarreias e vômitos. Esses sintomas estão relacionados com o surgimento dos primeiros dentinhos.

A mãe deve oferecer mordedores para aliviar e massagear a gengiva do bebê, alguns modelos em gel podem ser postos na geladeira, aliviando a região irritada.
É importante introduzir alimentos mais consistentes na alimentação do bebê que ajudam a massagear a gengiva, além de estimular a mastigação, ao fazer a papinha use o garfo para  esmagar os alimentos, evitando o liquidificador, pois o bebê precisa aprender a mastigar.
A mãe pode massagear com o dedo indicador toda a gengiva do bebê, lavando sempre as mãos antes de colocá-las na boca dele.

0 voto



Mayara
06/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook