Primeiros socorros na escola infantil

Os procedimentos de primeiro socorros devem ser práticas esclarecidas para o ambiente escolar, garantindo a segurança dos pequenos.

Maleta de primeiros socorros é indispensável nas escolasTodos os lugares com grande circulação de crianças são propensos a acidentes. Na escolinha não é diferente, e mesmo com cuidados e métodos preventivos a atenção deve ser redobrada. Choque elétrico, envenenamento ou intoxicação, quedas e traumas e obstrução das vias áreas por corpos estranhos – OVACE - são ocorrências comuns. Por isso é importante saber como agir nesses momentos.

 Choque elétrico

Choque elétrico é ocorrência comum para criançasAcidentes relacionados com a corrente elétrica causam problemas como queimaduras, parada cardíaca, alterações pulmonares, neurológicas e musculoesqueléticas. O procedimento de primeiros socorros pede que o aparelho seja desligado que a ambulância seja acionada. Caso tenha que segurar a criança, enrole as mãos com um jornal ou saco de papel. Leve a vítima para longe da fonte de eletricidade com um objeto seco, não condutor de corrente elétrica, como a madeira, e depois deite a criança de costas com as pernas para o alto e se necessário cubra-a com um cobertor.

 Envenenamento ou Intoxicação

Envenemanento por remédios responsáveis devem manter as substânicas longe do alcance das criançasAcontece quando há a ingestão de medicamentos, produtos químicos, álcool, fósforo, tinta, cosméticos, comida estragada e plantas. Não provoque o vômito, pois a substância pode causar queimaduras ou liberar gases tóxicos para os pulmões e a leve imediatamente para um Pronto Socorro.

 Quedas e traumas

Curativo no joelhoAs quedas envolvendo crianças de 1 até 14 anos de idade são os acidentes mais comuns no ambiente escolar. Se o local estiver sangrando é só pressionar com uma bolsa de gelo e pano limpo. Fique atento a outras fraturas e inchaços e ao comportamento da criança.

OVACE

Colocar coisas no nariz e na boca é comum em criançasE quem nunca ouviu um caso da criança com objetos no nariz, ouvido ou garganta? O acidente bastante comum causa tosse, palidez, dificuldade para falar respirar. Nunca use pinças ou outros objetos para retirar o “invasor”. Leve a criança até um Hospital e não tente induzir o vômito.

Mais sobre Primeiros socorros na escola infantil

E já que prevenir é melhor que remediar tenha sempre ao alcance o telefone de hospitais e também de médicos pediatras.

Assuntos Relacionados




Thaís
01/09/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Primeiros socorros na escola infantil

  1. eu sou técnico de segurança do trabalho, e acho importante os conhecimentos de primeiros socorros, principalmente técnicas de socorristas, logo eu que trabalho com prevenção de acidentes, então podemos trabalhar em conjunto.. valeu…..

    marlon cruz gomes

Destaque

Atletismo na escola uma possibilidade de ensino

Atletismo na escola uma possibilidade de ensino

Veja Também

Educação no Ensino Fundamental