Primeiros socorros para convulsão

Evite o desespero se alguém próximo a você tiver convulsão. Alguns conceitos básicos para você realizar enquanto o socorro não chega.

Ilustração da uma descarga bio-energéticaVocê já presenciou um ataque de convulsão de alguém próximo ou desconhecido e não teve nenhuma reação, já que não sabia o que fazer? Saiba que a convulsão é um problema considerado comum, e para que você consiga ajudar verdadeiramente uma pessoa com convulsão é importante que você mantenha a calma, caso contrário poderá piorar ainda mais a situação.

Duração das convulsões

É importante que você saiba que as convulsões têm normalmente a duração de cinco minutos e que a taxa de mortalidade durante as crises é pequena.

                       

Quando a convulsão é causada devido a um acidente ou atropelamento é necessário que você deixe a vítima no local, atenda-a ali até que o socorro médico chegue, pois se for transportada inadequadamente pode resultar no óbito da vítima.

Primeiros socorros

Mulher executando os primeiros socorros em homem com convulsão.• Deite a vítima no chão em um local livre de objetos que possam lhe causar lesões, crie um espaço em volta dos curiosos em volta da vítima.
• Use a mão, travesseiro, roupa ou qualquer objeto adequado para proteger a cabeça da vítima, assim vire a cabeça de lado para que a saliva escorra, assim você evitará que a pessoa se afogue.
• Não mobilize braços e pernas, deixe estes membros livres.
• Afrouxe roupas para melhorar e facilitar a ventilação, e verifique se não existe nada obstruindo as via aéreas, isto é, se a respiração está normal.
• Não tente segurar a língua da vítima com os dedos, muito menos colocar objetos na boca, como caneta, colher ou qualquer outra com a finalidade de segurá-la.
• Vire a cabeça da vítima de lado, isso fará com que a língua também se vire, liberando assim a passagem de ar.
• Para melhorar e facilitar a respiração da vítima, limpe as secreções salivares com um papel ou toalha limpa.

Com o fim da convulsão, enquanto o socorro médico ainda não chega, caso a vítima queira dormir, deixe-a descansar até a chagada do socorro especializado. De maneira alguma medique ou ofereça algo para a vítima, pois os reflexos podem não estar totalmente recuperados, e isso pode fazer com que a vítima se afogue tentando ingerir um alimento.

1 voto



Andre
14/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook