Principais manifestações culturais brasileiras

Conheça mais sobre as principais manifestações culturais brasileiras e se encante pelas riquezas culturais e gastronômicas do país.

manifestações culturais brasileiras

As principais manifestações culturais brasileiras foram adquiridas e influenciadas com a mistura de muitos países. Com tanta informação de cultura e mistura de raças se torna singular e diferenciado dos demais povos de outros países.

Descoberto por colonizadores portugueses, o Brasil tem grande influência e raízes lusitanas, porém com a chegada de povos africanos, alemães, italianos e os indígenas que já faziam parte desde inicio do povo brasileiro, o Brasil se tornou rico em cultura e suas manifestações são cada vez mais prestigiadas dentro e fora do país.

As principais manifestações brasileiras podem ser encontradas em várias regiões do país e cada uma delas possui uma característica e influências diferenciadas. A áfrica é um dos países que mais trouxe manifestações culturais para o Brasil, por isso é muito comum sermos tão comparados aos povos africanos com os nossos gostos, comidas e modo de viver.

Esse povo sofrido se instalou no Brasil e com o tempo sua cultura e tradições como a religião, a música e a culinária tomou conta o Brasil como uma das principais manifestações culturais.

Principais manifestações culturais brasileiras: folclore

umbanda

O folclore é uma das principais manifestações culturais brasileiras, pode ser definido como conjunto de mitos e lendas criados por pessoas espalhadas por todo o Brasil sendo passada de geração em geração até os dias de hoje.

Sendo uma as principais manifestações culturais o folclore representa uma identidade social em que através da cultura e atividades feitas em grupo se torna um bem mais que precioso para o nosso país.

Com misturas e contribuições de vários países, o folclore se torna rico e cada vez mais admirado e diversificado, contribuindo e muito não somente para enriquecer e divulgar as manifestações culturais, mas também é muito importante para a economia do país gerando muitos empregos.

Falar de folclore nos remete aos contos como o do Boitatá, Boto Cor-de-Rosa, Curupira, Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça, Saci Pererê entre outros que são orgulho por serem principais manifestações culturais brasileiras.

Principais manifestações culturais brasileiras: música

manifestações culturais música no Brasil

A música brasileira está entre as principais manifestações culturais mais importantes. A maior parte dos ritmos e estilos de músicas tem forte influência da África como o samba, músicas de tambores, maracatu, congada entre outros.

Mais sobre Principais manifestações culturais brasileiras

Foi no século XIX que a palavra samba foi introduzida pela primeira vez entre os escravos africanos e desde então esse ritmo contagiante tomou conta do Brasil. Os ritmos brasileiros que se tornaram as principais manifestações culturais dentro do país foram chegando a meados da década de 30 e desde então são importantíssimo para a história da cultura popular.

Como principais manifestações culturais brasileiras na música as que se destacaram mais foram o samba, as músicas caipiras, a bossa nova, o choro, o tropicalismo, a mpb e a jovem guarda. Essas principais manifestações culturais brasileiras do gênero musical são bastante reconhecidas dentro e fora do país.

Principais manifestações culturais brasileiras: culinária

culinária brasileira

Assim como o folclore e a música se tornaram principais manifestações culturais brasileiras, a culinária também deu sua contribuição para a qualidade inigualável do sabor e variedade na cultura brasileira. Se tornando parte das principais manifestações culturais brasileiras, a culinária típica tropical é uma mistura de sabores de variados povos que no solo brasileiro já pisaram.

Três povos muito importantes influenciaram a culinária brasileira e se tornaram responsáveis por essa categoria ser uma das principais manifestações culturais que são os índios, os africanos e os europeus. O Brasil possui características diversificadas e com se torna único em sabor e alegria.

Cada região do Brasil sofreu influências de outras culturas na culinária e pode ser apreciada e conhecida por todos que amam a culinária brasileira. As principais manifestações culturais brasileiras que se incluem na culinária podem ser encontradas no Norte como pratos de frutas, peixes e mandioca, no Nordeste a predominância de coco, dendê, feijões, peixes e crustáceos.

No Centro Oeste as carnes, bebidas como erva mate, aves e caça, no Sudeste existe uma mistura de sabores usados nos pratos da região inclusive a feijoada típica dos negros. No Sul se encontra os pratos de carnes, preparadas como churrasco, além de linguiças temperadas, picantes e deliciosas.

As principais manifestações culturais brasileiras como o folclore, a música e a culinária fazem do Brasil um país rico e diferenciado, considerado como povo acolhedor, o Brasil passa suas tradições de geração para geração sem perder sua simplicidade e alegria.

Saiba mais sobre as principais manifestações culturais brasileiras



Mais informações por email.

Comentar sobre Principais manifestações culturais brasileiras

  1. adorei as informações parabens

    vitoria

Destaque

TV Cultura programação Doctor Who

TV Cultura programação Doctor Who