Principais metais produzidos no Brasil

Devido a grandes recursos o Brasil tornou-se um dos maiores exploradores de minérios do mundo. Conheça os mais explorados.

Metais Acredita-se que o ouro e o cobre sejam os primeiros metais a serem descobertos e utilizados pelos homens, pela sua natureza metálica e também as primeiras transformadas em material metálico, ou seja, aquelas que continham óxido de cobre, em contato com o calor das fogueiras. Seria este então, o início da extração dos metais.

Minas no Brasil

Devido a grandes recursos investidos, o Brasil tornou-se um dos maiores exploradores de minérios do mundo. Associado a investimentos de outros países, com incentivos oferecidos pelo governo brasileiro, tiveram papel importante na consecução das estruturas necessárias às suas explorações.

                       

Principais metais extraídos

Minério de ferro

Ferro

Exploração das mais relevantes economicamente para o Brasil. Nos Estados de Minas Gerais, Piauí e Pará estão as maiores reservas, dessa exploração sai também o aço e o ferro fundido.

Nióbio

Minério de nióbioO Brasil é o primeiro produtor do mundo, com 95%. Destina-se para determinados aços inoxidáveis e ligas de metais não ferrosos que são muito resistentes à corrosão. O mineral também participa na produção de artigos de beleza, joias e em indústrias nucleares. Catalão, em Goiás e Araxá, em Minas Gerais são os maiores produtores.
Bauxita

Bauxita – alumínio

O Brasil é o terceiro maior produtor de bauxita do mundo. Dela é produzido o metal de alumínio e os produtos de alumínio. A maior mina de extração fica no Estado do Pará, na Vila de Porto Trombetas, município de Oriximiná.

Manganês

ManganêsO Brasil é o segundo maior produtor de minério de Manganês. Sua utilização destina-se em ligas com o ferro e silício, bem como na fabricação de pilhas. As maiores reservas estão na Serra dos Carajás, no Pará, no Maciço do Urucum, em Mato Grosso do Sul e no Quadrilátero do Ferro, em Minas Gerais.

Verifica-se então, que o Brasil possui enorme riqueza mineral e que o coloca dentre os maiores produtores do mundo.

10 votos



Adeni
16/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Lucas Daniel - 25/09/2012

    Valeu ajudou muito, explicações muito boas ! Acho que a minha menor nota nesse trabalho so pode ser 90,0

    Jessicasonia76 - 06/09/2012

    Muito bom esse site parabéns!!!!!!!!!!!!!!!1

    EMERSON - 14/08/2012

    muito otimo tava precisando fazer um trabalho  e axei esse site muito bomm !!! 

    João Ribeiro - 16/11/2011

    Ótimo artigo e muito boa explicação.