Principais tribos indígenas brasileiras

Estima-se que 400 mil índios ainda ocupem território brasileiro, conheça as principais tribos e sua importância no país.

indios pintados e com penasHoje em dia falamos muito pouco sobre os índios, talvez muitas pessoas nem saibam qual a importância deles no Brasil. O tempo foi passando e as tribos foram minguando, mas ainda existem tribos no país que seguem as tradições indígenas de sua família e fazem jus a sua cultura morando em ocas, aprendendo a caçar, se aquecer e fazendo tudo o que um índio faria para viver de forma natural, sem o uso de água encanada, energia elétrica e todas essas tecnologias que nós utilizamos para sobreviver atualmente. Porém em algumas tribos a modernidade já está chegando com o uso dos computadores entre outras tecnologias , mas ainda são poucas as que usam desses avanços tecnológicos. Conheça algumas das principais tribos indígenas brasileiras.

Tribo indígena Tupi Guarani

caiaposA tribo Tupi Guarani foi considerada a mais populosa do país, é composta aproximadamente por 27 mil índios, que residem em reservas indígenas do Rio Silveira, em Boracéia localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, também existem aldeias em outros locais do país.

Algumas das principais atividades da tribo são: a prática da agricultura com o plantio de arroz, mandioca, entre outros alimentos, eles também cultivam sua cultura com danças, músicas, rituais que são direcionados ao Deus Tupã pedindo proteção para as pessoas, natureza, e colocando acima de tudo o meio ambiente.

Tribo indígena Caiapós

tribo dos caiaposA tribo dos caiapós explora em seus 3,3 milhões de hectares de sua reserva no sul do Paraná principalmente o mogno e o ouro, por isso foram considerados os índios mais ricos do Brasil. Trabalham nessa cultura derrubando aproximadamente 20 árvores de mogno diariamente, e extraem 6 mil litros de óleo de castanha por ano, eles têm uma movimentação de U$$15 milhões por ano, e quem expandiu a iniciação capitalista dos caiapós foi o cacique Tutu Pompo.

Tribo indígena Terena

terena triboA tribo indígena brasileira Terena, é composta por cerca de 16 mil índios , que cultivam a cultura do plantio e diferentemente de algumas outras tribos eles interagem com a sociedade, estão situados principalmente no estado do Mato Grosso do Sul e também no interior do estado de São Paulo, mas ainda situam-se também na margem esquerda do alto do rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul e no norte do estado.

Talvez muitos não saibam mais o nosso país é repleto de tribos indígenas que seguem as suas culturas que foram deixadas pelos seus antepassados a seus povos, muitos deles ainda vivem totalmente afastados, isolados da vida urbana, no entanto outros já interagem com a população das proximidades de onde vivem, fazendo com que possamos conhecer mais a cultura deles e eles tenham acesso a nossa também.

Mais sobre Principais tribos indígenas brasileiras

 

No canal do Portal ZUN no Youtube você confere mais informações sobre as principais tribos indígenas brasileiras:



Mais informações por email.

Comentar sobre Principais tribos indígenas brasileiras

  1. muito interessante esse site eu recomendo para todos

    beatriiz

Destaque

TV Cultura programação Doctor Who

TV Cultura programação Doctor Who