Problemas hormonais femininos sintomas

É possível identificar a disfunção hormonal feminina a partir de alguns sintomas. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento.

Mulher pensando 1Muitas mulheres apresentam diversas queixas de saúde que, em grande parte,  estão relacionadas com os problemas hormonais. Os hormônios começam a fazer parte da vida da mulher a partir da primeira menstruação, chamada de menarca. A partir disso, começam os ciclos menstruais, decorrentes da produção de hormônios. Durante toda a vida reprodutiva a mulher vive com ciclos altos e baixos de hormônios, mas durante a gravidez e menopausa há uma mudança na produção hormonal.

Entretanto, além dessas mudanças, há algumas doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, obesidade, perda de peso e outros que podem causar problemas hormonais femininos e os principais sintomas das doenças são:

                       

Ciclos menstruais irregulares

O normal de um ciclo menstrual é de 26 (ciclo curto), 28 dias (ciclo normal) e 30 dias (ciclo longo),  mas quando ocorrem variações hormonais os períodos menstruais ficam irregulares, apresentando um excesso ou diminuição no fluxo sanguíneo e até mesmo a ausência da menstruação.

Calendário

Alterações de humor

O período de TPM (Tensão Pré-Menstrual) deixa as mulheres irritadas e com alterações de humor constante, entretanto, o excesso de irritabilidade, depressão, ansiedade e nervosismo frequentemente pode estar relacionado com problemas hormonais femininos.

Mulher de tpm

Alterações na pele

Observar a pele é uma ótima maneira de saber se o organismo está bem. Quando há alterações na produção de hormônios facilmente verificamos a oleosidade excessiva, acnes, cravos, pele ressecada e produção excessiva de pelos. Quando perceber a insistência do problema, abandone técnicas caseiras e procure um médico.

Espremendo espinha

Infertilidade feminina

Com o passar dos anos a fertilidade feminina vai diminuindo, entretanto, quando há problemas hormonais a mulher pode apresentar dificuldade para engravidar, diminuindo a capacidade reprodutiva.

Infertilidade feminina

Assim que notar os sintomas descritos acima é necessário procurar um médico profissional como ginecologista ou endocrinologista para fazer apontar as causas dos problemas.

Confira o vídeo que separamos para você do Portal Mundo Mulheres sobre Distúrbios e doenças relacionadas à menstruação:

DISTÚRBIOS E DOENÇAS RELACIONADOS À MENSTRUAÇÃO

Saiba mais sobre a saúde feminina

1 vote



Thaís
24/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook