Problemas hormonais femininos sintomas

É possível identificar a disfunção hormonal feminina a partir de alguns sintomas. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento.

Mulher pensando 1Muitas mulheres apresentam diversas queixas de saúde que, em grande parte,  estão relacionadas com os problemas hormonais. Os hormônios começam a fazer parte da vida da mulher a partir da primeira menstruação, chamada de menarca. A partir disso, começam os ciclos menstruais, decorrentes da produção de hormônios. Durante toda a vida reprodutiva a mulher vive com ciclos altos e baixos de hormônios, mas durante a gravidez e menopausa há uma mudança na produção hormonal.

Entretanto, além dessas mudanças, há algumas doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, obesidade, perda de peso e outros que podem causar problemas hormonais femininos e os principais sintomas das doenças são:

                       

Ciclos menstruais irregulares

O normal de um ciclo menstrual é de 26 (ciclo curto), 28 dias (ciclo normal) e 30 dias (ciclo longo),  mas quando ocorrem variações hormonais os períodos menstruais ficam irregulares, apresentando um excesso ou diminuição no fluxo sanguíneo e até mesmo a ausência da menstruação.

Calendário

Alterações de humor

O período de TPM (Tensão Pré-Menstrual) deixa as mulheres irritadas e com alterações de humor constante, entretanto, o excesso de irritabilidade, depressão, ansiedade e nervosismo frequentemente pode estar relacionado com problemas hormonais femininos.

Mulher de tpm

Alterações na pele

Observar a pele é uma ótima maneira de saber se o organismo está bem. Quando há alterações na produção de hormônios facilmente verificamos a oleosidade excessiva, acnes, cravos, pele ressecada e produção excessiva de pelos. Quando perceber a insistência do problema, abandone técnicas caseiras e procure um médico.

Espremendo espinha

Infertilidade feminina

Com o passar dos anos a fertilidade feminina vai diminuindo, entretanto, quando há problemas hormonais a mulher pode apresentar dificuldade para engravidar, diminuindo a capacidade reprodutiva.

Infertilidade feminina

Assim que notar os sintomas descritos acima é necessário procurar um médico profissional como ginecologista ou endocrinologista para fazer apontar as causas dos problemas.

Confira o vídeo que separamos para você do Portal Mundo Mulheres sobre Distúrbios e doenças relacionadas à menstruação:

Saiba mais sobre a saúde feminina

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
24/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Enizia Melo - 18/06/2013

    Boa noite, nesses sintomas de alteração hormonal, é normal a produção de leite, pois achei que estava grávida quando percebi que meus seios estavam produzindo leite, fiz exame de sangue, deu negativo e minha mestrução estava vindo normalmente, ja está com uns três meses e ainda continuo produzindo leite.

    Anônima - 24/02/2013

    Cleide, sintomas de cansaço podem não estar só relacionado com os hormônios. Os exames são verdadeiros, se não há nada que conste que esse cansaço excessivo que você sente está relacionado aos hormônios, então deve estar sendo causado por outra coisa. Avalie bem seus sintomas, e procure um médico especializado e com competência, e diga tudo á ele!

    Cleide_lopes - 30/10/2012

    O problema amigo é que , qdo nos pacientes sentimos os sintomas e procuramos os medicos, eles não fazem nada, estou a mais ou mesnos quatro anos , sentindo muito cansaço, e outros sintomas mais, e infelismente passo pelos médicos e elesnada fazem , eu tenho que continuar me sentido mal, pque os exames são sempre os mesmos, estamos em uma epóca que muitas vezes temos que ensinar os médicos, póis não sei como esta sendo estas faculdades, desculpe o desabafo...mas é por ai..