Proclamação da República brasileira resumo

No dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República Brasileira que foi um grande episódio ocorrido em nosso país.

pintura da Proclamação da RepúblicaNa história brasileira temos vários fatos grandiosos que nos ajudam a compreender a evolução de nosso país. Entre esses fatos está a Proclamação da República que foi um golpe de estado dos militares no qual se deu inicio o formato de república federativa presidencial no país. Esta reforma fez com que a monarquia e o imperialismo no Brasil comandado por Dom Pedro II fossem derrubados sendo instaurada em seu lugar a República dos Estados Unidos do Brasil.

Como ocorreu

marechal deodoro da fonsecaA Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, que era na época a capital do Império. A Praça da Aclamação, hoje conhecida como Praça na República, foi o palco desta revolução na qual um grupo de militares do exército brasileiro liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca deu o golpe de estado sem fazer o uso de violência. Após o golpe Marechal Deodoro assumiu o comando da república brasileira e chefe do governo provisório, Floriano Peixoto foi declarado vice-presidente e teve como seus ministros Benjamin Constant Botelho Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.

                       

A situação política na época

visconde de ouro pretoO governo imperial estava sob o comando de Afonso Celso de Assis Figueiredo, conhecido como Visconde de Ouro Preto, que percebeu a complicada situação política no qual o país se encontrava e para que esta visão fosse mudada apresentou um programa para que reformas políticas fossem feitas como oferecer maior autonomia administrativa para as províncias, a liberdade para votar e para o aprendizado fossem instauradas, entre outras mudanças. Esta foi uma tentativa desesperada para que o Império fosse salvo. Porém todas essas ideias foram vetadas por grande parte dos deputados que controlavam a Câmara Geral. Sem saída o período monárquico se viu acabado em 15 de novembro de 1889.

Há outras histórias dentro da Proclamação da República que valem a pena ser pesquisadas e compreendidas, pois tudo que faz parte da história de nosso país é de suma importância.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Ariane
24/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. VALEU ME AJUDOU MUITO

    LUCIENNE
    09/12/13 às 10:01
  2. ME AJUDOU BASTANTE , NO QUE EU QUERIA !

    luciana
    11/11/13 às 9:56
  3. me ajudou muito ! obrigada.

    vanesa campos
    08/11/13 às 13:33
  4. Me ajudou bastante!

    Stefanie
    05/11/13 às 11:36
  5. Veja que a data da Proclamação está errada, logo no inicio do texto. Essi é um pecado bem grande, pois é uma data mais importante do Brasil.

    Gilbert Salabgerz
    14/11/12 às 13:23
  6. muito  obrigado

    Wagner Rodrigo
    13/11/12 às 20:35
  7. brigadoo

    Tainá Boulhosa
    11/11/12 às 18:55
  8. vlw

    Viniciusalmeida Vk
    03/11/12 às 18:09
  9. queria fazer um trabalho da proclamação da republica mais tem que ter bibliografia pode ser um resumo igual a esse mais com bibliografia

    Tatianeoazem
    31/10/12 às 15:19
  10. muito obrigado

    vitoria
    15/11/11 às 14:43