Proclamação da República brasileira resumo

No dia 15 de novembro comemoramos a Proclamação da República Brasileira que foi um grande episódio ocorrido em nosso país.

pintura da Proclamação da RepúblicaNa história brasileira temos vários fatos grandiosos que nos ajudam a compreender a evolução de nosso país. Entre esses fatos está a Proclamação da República que foi um golpe de estado dos militares no qual se deu inicio o formato de república federativa presidencial no país. Esta reforma fez com que a monarquia e o imperialismo no Brasil comandado por Dom Pedro II fossem derrubados sendo instaurada em seu lugar a República dos Estados Unidos do Brasil.

Como ocorreu

marechal deodoro da fonsecaA Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, que era na época a capital do Império. A Praça da Aclamação, hoje conhecida como Praça na República, foi o palco desta revolução na qual um grupo de militares do exército brasileiro liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca deu o golpe de estado sem fazer o uso de violência. Após o golpe Marechal Deodoro assumiu o comando da república brasileira e chefe do governo provisório, Floriano Peixoto foi declarado vice-presidente e teve como seus ministros Benjamin Constant Botelho Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.

A situação política na época

visconde de ouro pretoO governo imperial estava sob o comando de Afonso Celso de Assis Figueiredo, conhecido como Visconde de Ouro Preto, que percebeu a complicada situação política no qual o país se encontrava e para que esta visão fosse mudada apresentou um programa para que reformas políticas fossem feitas como oferecer maior autonomia administrativa para as províncias, a liberdade para votar e para o aprendizado fossem instauradas, entre outras mudanças. Esta foi uma tentativa desesperada para que o Império fosse salvo. Porém todas essas ideias foram vetadas por grande parte dos deputados que controlavam a Câmara Geral. Sem saída o período monárquico se viu acabado em 15 de novembro de 1889.

Há outras histórias dentro da Proclamação da República que valem a pena ser pesquisadas e compreendidas, pois tudo que faz parte da história de nosso país é de suma importância.

Assuntos Relacionados




Ariane
24/10/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Proclamação da República brasileira resumo

  1. VALEU ME AJUDOU MUITO

    LUCIENNE
  2. ME AJUDOU BASTANTE , NO QUE EU QUERIA !

    luciana
  3. me ajudou muito ! obrigada.

    vanesa campos
  4. Me ajudou bastante!

    Stefanie
  5. Veja que a data da Proclamação está errada, logo no inicio do texto. Essi é um pecado bem grande, pois é uma data mais importante do Brasil.

    Gilbert Salabgerz
  6. muito  obrigado

    Wagner Rodrigo
  7. brigadoo

    Tainá Boulhosa
  8. vlw

    Viniciusalmeida Vk
  9. queria fazer um trabalho da proclamação da republica mais tem que ter bibliografia pode ser um resumo igual a esse mais com bibliografia

    Tatianeoazem
  10. muito obrigado

    vitoria