Profissões antigas que deixaram de existir

A história de profissões que fizeram história e deram a sua contribuição para a construção, produção e modernização do mundo.

Fotógrafo lambe-lambeNunca em tão pouco tempo, muitas coisas mudaram ou simplesmente caíram em desuso. O avanço tecnológico, em todos os setores da sociedade, promove mudanças e todos têm que se atualizar porque, senão, acabam ficando para trás.

Por causa desse ritmo acelerado, muitas profissões, antes importantes e necessárias acabaram sendo substituídas ou, simplesmente não existem mais, conheça alguma delas.

Profissões de empresas

Você conhece alguma delas?

TelegrafistasTelegrafista

Era o que transmitia e recebia mensagens através do Código Morse. Com transmissão a cabo, foi o primeiro meio para comunicação à distância, atravessando oceanos.

Telefonista

Era a profissão que efetuava ligações telefônicas manualmente e a pedido da pessoa que iria telefonar. Perdeu a sua importância com os modernos meios de comunicação.

Guarda-chaves

Vigiava a chegada dos trens e também manobrava as chaves dos trilhos para o desvio dos trens.Datilógrafo

Linotipista

Ainda hoje conserva um pouco a sua atividade em tipografias para impressão de papéis. A impressora offset, com o tempo, tomará o seu lugar.

Pianista de Cinema

Tocava piano para dar fundo musical aos filmes do cinema mudo de antigamente e deixar a plateia mais motivada para a sua exibição.

Datilógrafo

Depois da vinda do computador e da impressora, praticamente inexiste com sua máquina de datilografia e suas páginas com carbono para duas vias.

Mais sobre Profissões antigas que deixaram de existir

Profissões liberais

Profissionais que estavam sempre atendendo ao público:

Homem do RealejoConsertador de Guarda-chuva

Consertava o que na época era considerado objeto de luxo e fazia parte do cotidiano das pessoas. Hoje em dia, produzidos em série e em grandes quantidades, seus preços são baixos e, se quebrou, compra um novo.

Homem do Realejo

Era aquele do periquito adestrado que saia da gaiola e retirava com seu bico um papelzinho com uma mensagem para as pessoas, hoje se tornou apenas uma figura folclórica.

Fotógrafo lambe-lambe

Com sua máquina num tripé, registrava as famílias, namorados e solitários. Profissão hoje praticamente extinta.

Antigas, mas deixaram lembranças com os seus trabalhos.

Mais artigos sobre profissões




Adeni
13/12/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Profissões antigas que deixaram de existir

  1. foi meio uma boa lista mais eu precisava de 10 q realmente não existissem mais n tipo algumas q estão nessa lista q estão quase extintas ‘-‘

    não vou falar meu nome para uma maquina
  2. valeu pela ajuda gente

    matheus henrique faria frança

Destaque

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Como se sair bem em uma entrevista de emprego