Protetor ou bloqueador solar: qual é o melhor?

Está na dúvida entre usar o protetor solar ou bloqueador? Veja as diferenças e os benefícios de cada produto e escolha qual é o melhor!

Protetores solar

De extrema importância e essencial tanto para os dias ensolarados como também para os dias nublados, o protetor e o bloqueador solar devem ser usados diariamente para proteger a pele não somente dos raios solares UVA e UVB, mas também do desenvolvimento de algumas doenças, entre elas, o câncer de pele, que vem aumentando cada vez mais sua incidência anualmente, além de trazer alguns benefícios para a pele.

Entretanto, muitas pessoas se confundem sobre como cada produto age na pele e seus benefícios e acabam por comprar qualquer produto disponível na prateleira. Por isso, o Portal ZUN, disponibilizou algumas informações essenciais sobre o protetor e bloqueador solar, confira:

Benefícios do protetor solar

O protetor solar tem a função de absorver a radiação solar UVA e UVB e transformá-los em uma luz inofensiva para a pele, trazendo vários benefícios, pois permite que a radiação UVA seja absorvida e quando entra em contato com a melanina da pele e com o oxigênio produza o efeito bronzeado saudável da pele, já a radiação UVB estimula a produção de melanina e vitamina D, responsável por absorver melhor o mineral cálcio dos alimentos ingeridos, aumentando o fortalecimento ósseo e evitando o desenvolvimento de doenças ósseas como a osteoporose.

Benefícios do bloqueador solar

Bloqueador solarComo o próprio nome diz, o bloqueador solar tem a função de bloquear os raios solares, atuando como uma barreira invisível capaz de refletir os raios solares, ou seja, os raios batem na pele e voltam, por isso, não penetram a pele e causam o foto envelhecimento e o desenvolvimento de câncer.

Composto por dióxido de titânio e óxido de zinco, o bloqueador solar possui uma fórmula mais pastosa que acaba deixando uma camada esbranquiçada na pele, por isso, muitas vezes as pessoas optam por usar o protetor solar ao invés do bloqueador.

Por não deixar os raios penetrar na pele, os bloqueadores não nos deixa bronzeados, sendo uma ótima opção para pessoas que possuem a pele muito sensível, para quem tem pele muito clara, para bebês com até 24 meses, para pessoas que passaram por algum procedimento cirúrgico ou para o tratamento de manchas na pele.

Qual protege mais: protetor ou bloqueador solar?

Ambos com a função de evitar que a radiação ultravioleta penetre na pele e cause danos às células e a saúde, tanto o protetor solar como o bloqueador trazem benefícios a pele, entretanto, o ideal é avaliar o FPS que é o filtro de proteção solar que o produto possui, sendo que o mais recomendado são os acima de FPS 30, o qual possui uma proteção da radiação solar de 96,7%, já os com filtro FPS maior possui uma pequena variação na porcentagem de proteção, entretanto, esses produtos com FPS maior possuem uma permanência maior na pele, pois possuem uma fórmula mais estável, não sendo necessário passá-los com certa frequência.

Mais sobre Protetor ou bloqueador solar: qual é o melhor?

Para obter resultados positivos, o ideal é combinar o produto com o seu tipo de pele, afinal, há produtos em gel, creme, loção e spray. Para o dia a dia é recomendado os produtos de absorção rápida, já para a praia, piscina e prática de esportes, opte por um protetor com FPS maior que 30 ou bloqueador solar, pois ambos possuem uma aderência maior à pele.

O protetor solar deve ser passado a cada 1 hora e meia a 2 horas, já o bloqueador solar deve ser passada a cada 4 horas.

Quer saber mais sobre os cuidados na hora de optar pelo protetor solar? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Mais artigos sobre protetor solar




Thaís
30/01/14

Mais informações por email.

Comentar sobre Protetor ou bloqueador solar: qual é o melhor?

Destaque

Caixa Postal TIM de outro telefone

Caixa Postal TIM de outro telefone