Puberdade precoce feminina tratamento

A puberdade precoce prejudica a criança tanto fisicamente quanto emocionalmente, saiba reconhecer os sinais o que fazer nesses casos.

Criança maquiada e de salto altoCada vez mais as crianças estão se desenvolvendo mais rápido, são notórias as mudanças físicas e psicológicas que acontecem cada vez mais cedo na vida delas. Antigamente meninas de 11 a 13 anos brincavam de boneca, hoje com a mesma idade já querem namorar e sair para as baladas, o mesmo acontece com os meninos.

Com tantas mudanças aceleradas fica difícil saber a idade que os sinais da puberdade podem aparecer e como agir quando ela chega cedo demais. Para ajudar, entenda o que ocorre na puberdade precoce feminina.

         

O que é puberdade precoce e como é feito o diagnóstico

Menina segurando boneca com sapato de saltoConsidera-se puberdade precoce o desenvolvimento sexual na criança antes dos 8 anos, sendo que o normal para o início da puberdade é 12 anos. O diagnóstico é feito através do histórico clínico, exames complementares, em especial os hormonais, radiografia da idade óssea, ultrassonografia e ressonância magnética do crânio, é importante salientar que os exames são feitos dependendo de cada caso.

Sinais da puberdade

Os sinais são bastante conhecidos, visto que todas as mulheres passam por eles antes de entrar na puberdade, como crescimento do seio, pelos pubianos e nas axilas, aceleração no crescimento, oleosidade da pele com o aparecimento de acnes. Nos casos de puberdade precoce os sinais podem não aparecer todos, mas a qualquer um desses sinais antes dos 12 anos pode indicar o início da puberdade precoce que deve ser avaliada corretamente por um pediatra ou ginecologista.

Tratamento

menina medindo no médicoÉ fundamental a avaliação médica para saber as causas, mas basicamente o tratamento consiste em bloquear os hormônios responsáveis pelo aparecimento da puberdade, um crescimento inadequado e uma possível gravidez precoce.

O diálogo aberto e franco é fundamental para orientar os filhos sobre as mudanças naturais que acontecerão em seu corpo. No caso de notar algum sinal precoce em seu filho procure ajuda médica, para que alterações não interfiram na infância e no emocional da criança.

Assuntos Relacionados

0 voto



Juliana
10/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook