Quais os benefícios do alongamento

Alongamentos sempre são recomendados por professores de educação física e instrutores de academias, por auxiliarem muito nosso corpo.

Alongando-seO alongamento é considerado um tipo de exercício que normalmente é feito antes e depois da prática de atividade física, sendo feito similar a um exercício físico e que requer muita calma, atenção, tempo e conhecimento. Ele permite ainda uma maior sensação de paz, autoestima e prazer e quando realizado de maneira correta, sempre em conjunto com uma respiração e concentração, melhora ainda mais o relaxamento do corpo.

Benefícios

Imagem de Alongamento para trásA principal função do alongamento é aumentar o comprimento muscular, flexibilidade corporal, mobilidade e relaxar a musculatura em geral. Ele ainda ajuda a recuperar a amplitude articular e muscular, combate a tensão, contrações musculares e desfaz os possíveis nódulos linfáticos. O alongamento atua também no metabolismo, portanto alongar melhora o organismo como um todo. Para se alongar corretamente, veja agora os principais exercícios que devem ser feitos antes e depois da prática de atividade física ou quando se acorda:

                       

Passo a Passo

Mulher realizando alongamento vertical1 – Segure um dos pés nas nádegas para alongar o quadríceps, faça com as duas pernas;
2 – Pernas estendidas e leve o tronco para à frente, encostando as mãos no chão e alongue a parte posterior das coxas, pernas e coluna;

3 – Em cima de uma degrau, apoie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte das coxas;
4 – Para alongar o peito é indicado passar os braços para trás do corpo e cruze os dedos;
5 - Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo;
6 - Estenda um braço à frente e puxe os braços;
7 - Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curve a costa para alongar os dois;
8 - Puxe o pescoço para o lado e alongue o trapézio, faça isso nos dois lados;
9 – Gire a cabeça de um lado para o outro, alongando a cervical;
10 - Sente com as pernas afastadas, leve o tronco para à frente e deixe a coluna reta e os braços estendidos e alongue a coluna e os músculos adutores;
11 – Deite com a barriga para cima e flexione as pernas e as cruze e as segure, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo;
12 - Espere em cada alongamento cerca de vinte a trinta segundos, tempo necessário para alongar os músculos corretamente.

A seguir, um vídeo ensinando os procedimentos mais usados para alongamento:

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Thaís
31/05/11



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  1. adorei

    jennyfer
    24/02/14 às 10:58
  2. gostem muito deste alongamento, eu sinto muito dores no corpo eu não pratico nenhum exercicios fisicos e também eu não frequento nenhuam academia; sou magra e peso 45 quilos altura 1,55 acho que sou muito magra

    daniela de oliveira sant;os
    27/11/13 às 16:32
  3. é muito bom fazer atividade fisica

    victoria sa reis
    25/10/13 às 16:12
  4. adorei gostei muito e alias de fazer muito bem para saude……

    ana clara nogueira
    15/05/13 às 18:54
  5. gostei muito e usei na escola na feira de saude ficou muito bom

    camila santuario
    23/04/13 às 10:33
  6. usei para fazer o trabalho de educação física muito bom!!!

    sávio alves
    30/03/13 às 10:41
  7. eh mt bom pra fazer pesquisa e aprender

    elaine
    20/03/13 às 11:01
  8. muito legal é demais para estudos e pesqisas

    Matheusscorteganha
    08/10/12 às 11:27