Quais os benefícios do alongamento

Alongamentos sempre são recomendados por professores de educação física e instrutores de academias, por auxiliarem muito nosso corpo.

Alongando-seO alongamento é considerado um tipo de exercício que normalmente é feito antes e depois da prática de atividade física, sendo feito similar a um exercício físico e que requer muita calma, atenção, tempo e conhecimento. Ele permite ainda uma maior sensação de paz, autoestima e prazer e quando realizado de maneira correta, sempre em conjunto com uma respiração e concentração, melhora ainda mais o relaxamento do corpo.

Benefícios

Imagem de Alongamento para trásA principal função do alongamento é aumentar o comprimento muscular, flexibilidade corporal, mobilidade e relaxar a musculatura em geral. Ele ainda ajuda a recuperar a amplitude articular e muscular, combate a tensão, contrações musculares e desfaz os possíveis nódulos linfáticos. O alongamento atua também no metabolismo, portanto alongar melhora o organismo como um todo. Para se alongar corretamente, veja agora os principais exercícios que devem ser feitos antes e depois da prática de atividade física ou quando se acorda:

                       

Passo a Passo

Mulher realizando alongamento vertical1 – Segure um dos pés nas nádegas para alongar o quadríceps, faça com as duas pernas;
2 – Pernas estendidas e leve o tronco para à frente, encostando as mãos no chão e alongue a parte posterior das coxas, pernas e coluna;

3 – Em cima de uma degrau, apoie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte das coxas;
4 – Para alongar o peito é indicado passar os braços para trás do corpo e cruze os dedos;
5 – Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo;
6 – Estenda um braço à frente e puxe os braços;
7 – Estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curve a costa para alongar os dois;
8 – Puxe o pescoço para o lado e alongue o trapézio, faça isso nos dois lados;
9 – Gire a cabeça de um lado para o outro, alongando a cervical;
10 – Sente com as pernas afastadas, leve o tronco para à frente e deixe a coluna reta e os braços estendidos e alongue a coluna e os músculos adutores;
11 – Deite com a barriga para cima e flexione as pernas e as cruze e as segure, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo;
12 – Espere em cada alongamento cerca de vinte a trinta segundos, tempo necessário para alongar os músculos corretamente.

A seguir, um vídeo ensinando os procedimentos mais usados para alongamento:

AULA 01 ALONGAMENTO

1 voto



Thaís
31/05/11



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    jennyfer - 24/02/2014

    adorei

    daniela de oliveira sant;os - 27/11/2013

    gostem muito deste alongamento, eu sinto muito dores no corpo eu não pratico nenhum exercicios fisicos e também eu não frequento nenhuam academia; sou magra e peso 45 quilos altura 1,55 acho que sou muito magra

    victoria sa reis - 25/10/2013

    é muito bom fazer atividade fisica

    ana clara nogueira - 15/05/2013

    adorei gostei muito e alias de fazer muito bem para saude......

    camila santuario - 23/04/2013

    gostei muito e usei na escola na feira de saude ficou muito bom

    sávio alves - 30/03/2013

    usei para fazer o trabalho de educação física muito bom!!!

    elaine - 20/03/2013

    eh mt bom pra fazer pesquisa e aprender

    Matheusscorteganha - 08/10/2012

    muito legal é demais para estudos e pesqisas