Quais os sintomas da Bipolaridade?

Você sabe quais são os sintomas da bipolaridade? Veja algumas informações a respeito desse distúrbio cada vez mais comum nos dias de hoje.

Sintomas da bipolaridadeCaracterizado por momentos de oscilações entre humor e tristeza, o transtorno de bipolaridade acomete igualmente homens e mulheres e pode se manifestar entre os 15 a 25 anos. Com episódios considerados maníacos e também depressivos, a bipolaridade ou o transtorno bipolar acomete cerca de 80% da população mundial e é mais frequente em famílias que já tem pessoas que apresentam o transtorno.

Dividido entre tipos e fases, o transtorno bipolar é classificado como tipo I, tipo II e uma forma mais leve chamada de ciclotimia, já as fases são separadas entre fases com episódios maníacos e fases com episódios de depressão. Conheça melhor os principais sintomas da bipolaridade, as prováveis causas e os tipos de tratamentos disponíveis:

                       

Principais sintomas da Bipolaridade

Pessoa bipolarCada tipo de transtorno bipolar apresenta sintomas clássicos, como por exemplo, o transtorno bipolar do tipo I apresenta pelo menos um episódio maníaco e várias fases de depressão profunda, já o tipo II o indivíduo não apresenta episódios maníacos, mas apresenta períodos de muita impulsividade que se intercalam com episódios de depressão profunda e, por último, a forma leve chamada de ciclotimia que apresenta como sintomas as oscilações de humor e depressão leve.

Na fase maníaca os sintomas comuns são redução da necessidade de sono, diminuição da capacidade de discernir, compulsão por alimentos, bebidas ou drogas, hiperatividade, gastos excessivos, fala em excesso, pensamentos acelerados, agitação, irritação e pensamentos de ilusão.

Já na fase depressiva os sintomas clássicos são desânimo, tristeza, dificuldade em se concentrar, dificuldade em tomar decisões, falta de apetite, baixa autoestima, pensamentos ruins, excesso de sono, problemas para dormir, fadiga e perda de interesse pelos amigos.

Causas e tratamento da Bipolaridade

BipolaridadeCom causas ainda inespecífica, os médicos acreditam que os possíveis desencadeadores do transtorno bipolar são mudanças no estilo de vida, como, por exemplo, gravidez, divórcio, perda de um parente querido ou perda de bens, uso de medicamentos controlados como esteroides ou antidepressivos, uso de drogas, insônia e hereditariedade.

Como diagnósticos para a bipolaridade estão envolvidos diversos fatores, entre elas, avaliação sobre o histórico médico familiar, ou seja, se alguém da família também apresenta o transtorno, avaliação das oscilações ocorridas recentemente, exames laboratoriais para verificar a presença de problemas na tireoide, e exame clínico para avaliar o comportamento.

Depois de diagnosticado o tipo de transtorno bipolar, o tratamento auxilia no controle dos períodos de fase maníaca e depressiva, mas não leva a cura da doença.

Tratamento para bipolaridadeO tratamento visa diminuir a frequência ou a gravidade dos episódios de depressão profunda e maníaca, evitar as hospitalizações e o uso de medicamentos para controle das fases, ajudar o paciente a ter um comportamento melhor e uma qualidade de vida mais saudável, a fim de diminuir os sintomas. E, entre os medicamentos utilizados estão os estabilizadores de humor, além de medicamentos antipsicóticos, antidepressivos e ansiolíticos.

Antes de qualquer diagnóstico o médico especialista em psiquiatria deve investigar todas as possíveis causas que podem estar ocasionando a bipolaridade e as oscilações de humor, entre eles, os problemas emocionais e médicos presentes no indivíduo.

Quer saber mais sobre a bipolaridade? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

O que é transtorno bipolar?

Veja mais sobre a bipolaridade

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
07/01/14



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook