Quais os sintomas da tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e que se agrava rapidamente, confira os principais sintomas, transmissão, diagnóstico e tratamento.


Radiografia do torax mostrando a doença  que atinge o corpo inteiro, mas principalmente os pulmões.Tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis, conhecida também como bacilo de Koch em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria.

Transmissão

O contágio ocorre pelo ar de forma direta através de gotículas de saliva expelidas pela fala, tosse ou espirro. É estimado que uma pessoa infectada quando não tratada, pode transmitir a doença para outras quinze pessoas em um período de um ano.

         

Sintomas

Mulher tossindoTosse seca e contínua passando posteriormente para tosse com secreção persistente por mais de quatro semanas, rouquidão, cansaço excessivo, falta de apetite, com emagrecimento que chega a dez ou quinze quilos em algumas semanas.
palidez e sudorese noturna são os primeiros sintomas da doença, nos casos mais graves e avançados há também dificuldade na respiração, acúmulo de pus e eliminação de sangue durante os acessos de tosse. É preciso bastante atenção aos sintomas, pois muitas vezes o diagnóstico ocorre tardiamente, visto que a princípio a tuberculose pode ser confundida com gripe ou pneumonia, porém, a pneumonia é uma doença mais aguda, que se desenvolvem em horas, dias e a tuberculose é mais lenta podendo-se desenvolver em semanas, por isso a maioria dos infectados procuram assistência médica só depois de dois meses do início dos sintomas.

Diagnóstico

Médico diagnosticando pacienteÉ feito através da história clínica do paciente, radiografia de tórax e de exames laboratoriais das secreções pulmonares e de escarro, este último é o que identifica a presença do bacilo de Koch.

Tratamento

Deve ocorrer interruptamente por seis meses a base de antibióticos. A vacina conhecida por BCG é administrada em recém-nascidos como método preventivo a tuberculose.

A bactéria bacilo de Koch pode ficar alojada por anos em qualquer parte do nosso organismo, como coração, cérebro, meninge, rins, intestinos, linfonodos, ossos e em várias outras partes do nosso corpo, esperando apenas uma baixa em nosso sistema imunológico para se multiplicar. Ao perceber os sintomas você deve consultar um médico.

0 voto



Mayara
30/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página