Qual a importância da filosofia na educação

Não se pode discutir a educação sem ter a filosofia presente, pois as duas caminham sempre juntas desde a época da antiguidade.

Estátua de um pensadorA educação e a filosofia andam sempre juntas. O ser humano sempre buscou o melhor para si mesmo e nessa busca a sabedoria e o pensamento foram muito úteis. O homem preocupa-se em sanar suas próprias dúvidas e as do mundo desde a antiguidade, pois era significativo encontrar soluções.

Nos tempos antigos era apenas pelo pensar que Pitágoras, Homero, Sócrates, buscavam as soluções para suas dúvidas.

                       

Importância da filosofia

Imagem do pensador Auguste RodinO papel da filosofia hoje é o mesmo desde o tempo de Platão, procurar a razão, levantar questionamentos, procurar a verdade e se privar do próprio ponto de vista para encarar a realidade que nos rodeia. É impossível falar em educação e não falar em filosofia. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu dia a dia, pois ela é o exercício de pensar, de chegar à verdade, é necessária para a educação, pois na educação o conhecimento se constrói, se eleva.

Especialistas concluem que não se pode discutir a educação sem ter a filosofia presente, pois as duas caminham sempre juntas desde a idade antiga, sendo vivenciadas e discutidas. O ensino de filosofia é feito nas escolas de ensino médio e superior, e noções do assunto já devem ser proporcionadas aos alunos do ensino fundamental, desde que sejam aplicadas com o devido bom senso.

O amor ao saber, obviamente, é de essencial importância no processo educativo. Algumas ideias propostas pelos primeiros filósofos estão presentes até os dias de hoje, dentro da educação, é essencial estudar a filosofia, para que o aluno chegue há uma autorreflexão, argumentativa e crítica para a sociedade.

3 votos



Mayara
30/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook