Qual planeta mais próximo da Terra?

O planeta Terra é o terceiro em proximidade do Sol, mas você saberia qual o planeta do Sistema Solar mais próximo da Terra?

Sistema Solar.O planeta Vênus, contando-se a partir do Sol, é o segundo planeta do Sistema Solar e o mais próximo da Terra. É considerado o planeta irmão da Terra, pois os dois são similares no tamanho, na massa e composição. Sua órbita é uma elipse quase que circular, com sua excentricidade menor que 1%. Antes de cair a noite pode ser visto como um ponto muito luminoso do céu. Era visto na antiguidade como sendo dois astros diferentes que recebiam o nome de Lúcifer e Vésper. Quando descobriram que se tratava de dois planetas diferentes, deram a ele o nome da deusa romana, devido a sua beleza e luminosidade durante a noite, sendo nesse momento, o mais brilhante, depois da Lua.

Planeta visível

Vênus e Lua.Pode ser visto de nosso planeta algum tempo antes da alvorada e depois que o Sol se põe. Quando acontece de estar mais brilhante, também pode ser visto durante o dia, sendo junto com a Lua, os dois únicos corpos celestes que podem ser observados tanto de dia, como à noite, em determinados períodos. É também conhecido como a estrela da manhã – Estrela D’Alva ou estrela da tarde – Vésper ou ainda, Estrela do Pastor. Vênus é o astro mais brilhante do céu, e sua magnitude pode chegar a -4,4, quando o seu normal chega a -3,8.

                       

Vênus com a Terra

Planeta Terra e VênusEncontra-se na mesma direção do Sol e está mais perto dele do que da Terra, cuja distância dela varia entre 40,2 milhões de quilômetros a mais de 260 milhões de quilômetros. Tal diferença de distâncias se aplica devido às velocidades de suas órbitas serem diferentes. A maior aproximação dos mesmos se verifica a cada 19 meses. Depois vai se afastando para o lado oposto do Sol, ficando invisível. Quando sai desse lado, torna-se visível em plena luz do Sol.

Dados curiosos

Curiosamente e devido à volta sobre o Sol e sobre si mesmo, Vênus têm seu ano menor que os seus dias. O seu ano dura 224 dias terrestres – revolução em torno do Sol e seus dias duram 243 dias terrestres – rotação completa, que é realizada no sentido contrário dos outros planetas. Nesses outros o Sol nasce do lado leste, mas em Vênus, nasce do lado oeste.
Mesmo com seu dia durando 243 dias terrestres faz do seu lado noturno e escuro, um ambiente quente.

Sua atmosfera

É composta principalmente de anidrido carbônico, traços de nitrogênio, vapor d’água, oxigênio, enxofre e até de ácido sulfúrico. Esses elementos causam uma temperatura média de 460 oC e uma pressão de noventa atmosferas da Terra, tornando difícil a observação de sua superfície. Acredita-se, com isso, na existência de vulcões ativos no planeta.

Embora esteja mais longe do Sol que o planeta Mercúrio, apresenta temperaturas mais elevadas que este devido ao seu efeito estufa.

Assuntos Relacionados

 

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
25/05/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    elielma pauina da silva - 14/12/2013

    entao no caso os dois planetas terras mais prosimos da terra e o luminoso e luminosidade e isso/?

    mariana - 25/05/2012

    Parabéns.. Gostei muito'