Quem exerce o Poder Executivo Federal?

O Poder Executivo Federal é exercido pela Presidência da República e órgãos correlacionados como corpo de ministros e Casa Civil.

Palácio do PlanaltoA Constituição da República Federativa do Brasil regulamenta quais são os órgãos e as autoridades públicas constitutivas do Poder Executivo e as suas obrigações na administração do país. Neste poder e eleitos pelo voto popular, estão o Presidente da República e o Vice-Presidente da República. Cada um com sua função seguem-se, além deles, cargos de outras áreas que podem ser nomeados pelo Presidente, ou ainda, aqueles que já pertenciam ao quadro de funcionários.

Presidente e Vice-Presidente

Presidente e Vice-Presidente

         

Representante maior do país e que foi eleito pelo povo, tem o dever de bem governar em benefício de todos. Tem em suas mãos a autoridade para administrar o país como Chefe de Governo, bem como, de estabelecer relações com outros países, como Chefe de Estado. Já o cargo de vice instituído para ser o substituto do presidente quando o mesmo fica impedido de governar, como nos casos de viagem, doença, morte ou impeachment. Além disso, pode representar o país em missões especiais.

Ministro de Estado e Casa Civil

Ministro de Estado e Casa Civil

Escolhido pelo Presidente, o Ministro é responsável por uma determinada área de governo. Além dos ministérios existem ainda as Secretarias da Presidência e outros órgãos, também com esse status.Por sua vez, a Casa Civil tem a atribuição de assessorar diretamente a Presidência da República, coordenando as ações do governo, dos ministérios, avaliando propostas que o presidente envia ao Congresso e responsável pelas publicações oficiais do governo.

Advocacia Geral e Defensoria Pública da União

DEFENSORIA PUBLICA DA UNIAO

Tem a responsabilidade de exercer a defesa jurídica de todos os poderes do País, de ser a consultora e assessora jurídica do Poder Executivo, bem como, ser a representante do Brasil nesta área, em outros países. A Defensoria é o órgão que presta orientação jurídica e que exerce a defesa dos mais humildes, em todos os níveis, junto ao Poder Judiciário da União.

Confira o vídeo sobre chefes do Poder Executivo:

Assuntos Relacionados

0 voto



Adeni
28/03/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook