Quem foi o inventor do avião?

Desde sempre o homem teve o sonho de voar, e diversas tentativas de realizar esse anseio foram realizadas. Algumas deram certo, outras não.

Avião antigoDesde a mitologia grega, o sonho humano de voar foi considerado uma das grandes metas a serem realizadas pelas civilizações. A lenda de Ícaro conta que este, para conseguir fugir do labirinto do Minotauro, construiu asas artificiais usando cera de abelhas e penas de gaivotas. O desfecho dessa história não foi muito agradável, pois as asas criadas por Ícaro derreteram assim que seu criador chegou perto do sol. Na história humana, porém, a vontade de voar resultou em um final diferente da tragédia grega.

Quem inventou?

Wilbur e Orville Wright.A origem dos aviões traz uma polêmica: no Brasil, acredita-se que Santos Dumont foi o inventor da máquina, enquanto no resto do mundo os créditos pela invenção são dados para os irmãos Wilbur e Orville Wright. Na França, Clément Ader é considerado como o inventor do avião, por ter realizado o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar.

                       

Durante a Primeira Guerra Mundial, foi crescente a utilização das aeronaves como máquinas de guerra e, consequentemente, a tecnologia investida nelas. Os combates aéreos realizados na época decidiram grandes batalhas e fizeram a diferença na guerra. Foi nessa época que que surgiram os grandes ases, como o Barão Vermelho.

A “Corrida Aérea”

Avião quebrando a barreira do somApós a guerra, a corrida tecnológica foi a maior bandeira levantada pelo países envolvidos na Guerra Fria. Desenvolver as melhores aeronaves virou uma questão de demonstração de poderio bélico e isso fez com que os novos aviões saíssem ainda mais desenvolvidos. Surgiram então os primeiros aviões supersônicos (os concordes). Esses aviões tinham a impressionante capacidade de superar a velocidade do som, e por conta de seu alto preço, eram usados mais a nível de demonstração. Futuramente tal tecnologia barateou e hoje em dia é comum vermos aviões que superam a velocidade de 1.226 Km/h.

Atualmente, a aviação é focada principalmente no uso cotidiano, em transporte de passageiros e cargas. A segurança e a tecnologia dispostas nas aeronaves atingiram um nível nunca antes visto, e a tendência é de que as aeronaves sejam cada vez mais modernas e mais baratas.

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
25/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook