Química industrial salário inicial

O profissional químico industrial tem uma ampla área de atuação com um mercado de trabalho cada vez mais crescente e boa remuneração.

QuímicaNa escola já aprendemos que a Química é a ciência que estuda todos os átomos encontrados no planeta Terra. Profissionalmente, a ciência se debruça sobre  a matéria, sua composição, propriedades, combinações e transformações, sendo uma área importante do conhecimento que também está aliada a outra forte ferramenta: a tecnologia.

Muitos estudantes ficam em dúvida: engenharia química ou  química industrial?  A principal diferença entre as duas está relacionada com a área de atuação, enquanto o engenheiro químico atua no desenvolvimento de processos químicos em escala industrial o o químico industrial  avaliar a critérios técnicos e econômicos  de processos de fabricação e gerencia linhas de produção.

                       

Curso

químicos na indústriaO curso envolve matérias ligadas à ciência pura, como por exemplo, matemática, química e física. O curso tem formação em quatro grandes áreas químicas que é a química orgânica, química inorgânica, química analítica e química físico-química. O universitário tem aulas teóricas e práticas no laboratório de química e após o terceiro ano o curso é voltado basicamente para a química pura e industrial. Com estágio obrigatório o curso dura 4 anos.

Salário Inicial

Tanto o engenheiro químico como também o químico industrial possuem um salário que gira em torno de R$3.060,00 com cerca de 6 horas trabalhadas.

Área de atuação

químicoO profissional pode dar aulas no ensino fundamental e médio ou em universidades, atuar no tratamento de resíduos industriais reduzindo a poluição, trabalhar com pesquisas em universidades, órgãos governamentais, indústrias, desenvolver produtos e tecnologias industriais, melhorar o sabor dos alimentos e a conservação dos mesmos. O químico industrial presta serviços a toda a sociedade em áreas como o saneamento básico, preservação do meio ambiente e em instituições de pesquisas e estudos avançados.

Muitas instituições particulares e públicas do país oferecem o curso de formação superior. Conheça a lista completa de instituições no Guia do Estudante.

Veja mais sobre a carreira de químico neste vídeo do Youtube:

Conheça um pouco mais da carreira de Químico

Saiba mais sobre outras faculdades

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
13/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Sal_araguaina - 14/10/2012

    Francisco me ligue  (63) 9268 2074  (claro) 

    João - 27/07/2012

    Francisco que eu saiba o piso é 6 salários mínimos para 6 horas, cada hora excedente é hora extra, cada hora extra é + 25% da hora, ou seja se trabalhar 8 horas recebe 6 salários mínimos + 2 horas extras com 50% a mais do valor de cada hora.  Abraços

    Francisco J. P. Navarro - 23/10/2011

    Parabéns pela reportagem. Sou formado em Química Industrial e trabalho no setor há anos. Eu gostaria, se for possível, que me retornassem com o valor do salário-base de Químico, atualizado, para 8 horas de trabalho diários. Grato pela atenção. Francisco