Recarregar cartucho com seringa

O cartucho de impressora pode ser recarregado com muito mais economia e na comodidade do nosso lar, basta apenas alguns materiais.

Recarregando cartucho com seringaQuem tem computador e impressora em casa sabe que chega um momento em que o cartucho não imprime mais, porque acabou a tinta e um cartucho novo não é barato, bem como, mandar recarregá-lo. Então, uma maneira de economizar, seria fazer a recarga na própria casa. Esse procedimento é fácil e com poucos materiais, a tarefa torna-se simples, fica com qualidade e a economia que se faz, compensa o trabalho.

Materiais necessários

Seringas e tintas para cartuchoPara  recarregar o cartucho você precisará comprar uma seringa de 5 ml com agulha fina para cada cor, luvas descartáveis para não sujar as mãos, tintas preta, amarela, ciano, magenta e toalha de papel para eventuais sujeiras. Lembre-se que as tintas devem ser de boa qualidade e podem ser compradas em embalagens de 100 ml, 250 ml, 500 ml, ou mais, dependendo da quantidade de uso.

                       

Quando recarregar

Impressora com tintaNão é aconselhável recarregar um cartucho que está vazio há um bom tempo, pois no interior do cartucho existe uma esponja que umedece com a tinta. Se estiver sem uso, ela pode ressecar, o que torna difícil a recarga e o cartucho pode não funcionar direito. O melhor a fazer é recarregar quando o estoque de tinta no cartucho estiver entre ¼ e 1/5 de sua capacidade ou quando começar a apresentar falhas na impressão.

Como recarregar

Pessoa injetando tinta no cartuchoPegue o cartucho a ser recarregado e retire a etiqueta adesiva da parte superior, vá descolando aos poucos até aparecer os furos, não há a necessidade de tirá-la toda. No cartucho preto existe um furo e no colorido, três, aparecendo os furos, a recarga pode ser iniciada. Utilizar uma seringa para cada cor e enchê-las com tinta até a quantidade necessária. Evite o preenchimento do cartucho por etapas, o que pode danificar a esponja. Caso seja difícil saber qual cor injetar pelo furo, insira a agulha e retire um pouco de tinta.

Cartuchos recarregados com seringaCom a seringa cheia de tinta insira no furo próprio correspondente a cor, pressione o embolo da seringa com suavidade e de forma continuada. No caso de vazar tinta pelo orifício, que pode ser um sinal de que o reservatório já está cheio, pare o procedimento, retire a agulha e efetue a limpeza com o papel toalha. Efetuada a recarga, limpe os orifícios de maneira adequada, recolocando a etiqueta adesiva. No final, passe papel toalha na cabeça de impressão do cartucho, que deverá ficar marcado com as cores recarregadas.

Como sabemos os cartuchos podem custar muito caro e dependendo da quantidade de tinta, acabam rapidamente, dependendo da quantidade de folhas impressas, porém, dessa forma o valor pode ser infinitamente inferior a de um novo cartucho.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Adeni
16/05/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Sidnei Santos - 20/08/2012

     Não pode, cada cartucho tem a sua tinta especifica

    Valdetino15 - 18/05/2012

    eu gostaria de saber se eu posso recarregar minha impressora Kodak esp 3200. quero saber se esta tinta serve para recarregar este tipo de impressora?