Receita Federal CNPJ MEI

O CNPJ MEI é uma espécie de identidade de uma microempresa e é gerenciado pela Receita Federal. Confira informações sobre o documento.

Micro empreendedorO CNPJ ou Cadastro de Pessoa Jurídica é um documento obrigatório para o micro empreendedor individual (MEI) e comprova a existência da empresa de acordo com a legislação do nosso país. Gerenciar o CNPJ MEI faz parte da competência da Secretaria de Receita Federal e a emissão desse documento é um processo bem simples e prático, o microempresário precisa fazer o cadastro do seu estabelecimento na Receita Federal e pedir o seu cartão CNPJ MEI. Em toda nota fiscal omitida pela microempresa é obrigatório ter os catorze dígitos do CNPJ MEI informado, por isso, saiba algumas informações importantes e como consultar esse documento do seu estabelecimento e ficar dentro dos trâmites legais da Receita Federal. Receita Federal e CNPJ.

CNPJ MEI e Receita Federal

A Receita Federal é um órgão público que tem como dever administrar e contestar a sonegação de impostos federais, combater o contrabando e ações ilegais, além de imitir o número do CNPJ para regularização das empresas e microempresas. Para cadastrar o CNPJ, o MEI precisa informar alguns dados na Receita Federal como data da abertura do cadastro, o nome do estabelecimento, nome fantasia da empresa, código e descrição das atividades, endereço e situação cadastral. Consulta CNPJ.

                       

Receita Federal consulta CNPJ MEI

Para consultar o CNPJ MEI, o microempreendedor precisa ter o documento em mãos, então basta entrar na página da Receita Federal na internet e digitar o número do CNPJ e alguns caracteres solicitados. Em seguida, irá aparecer na tela do seu computador o cartão MEI, o que significa que a sua microempresa está dentro da jurisprudência da Receita Federal.

Cancelar CNPJ MEI Receita Federal

CNPJ Receita Federal.Caso queira cancelar sua inscrição MEI e o CNPJ do seu estabelecimento, você deverá dirigir-se a uma unidade de atendimento da Receita Federal e entregar um Documento Básico de Entrada (DBE), que é um protocolo utilizado para a prática de qualquer ato perante o CNPJ. O DEB também está disponível no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil, na opção “Empresa/Cadastro CNPJ” (Acompanhamento da solicitação CNPJ via Internet). Basta imprimir o documento e levar junto a Receita Federal.

Agora que você já sabe sobre a importância de estar regularizado com o CNPJ MEI na Receita Federal, consulte a situação cadastral da sua microempresa agora mesmo e esteja por dentro da jurisprudência do país.

No canal do Portal ZUN no Youtube você confere informações sobre consulta do CPF pela Receita Federal:

CPF CONSULTA RECEITA FEDERAL

Veja mais sobre Receita Federal

1 voto



Maria Carolina
13/05/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook