Receita Federal Passaporte emergencial

Passaporte é um documento emitido pela Receita Federal e, em alguns casos específicos, pode ser solicitados em caráter emergencial.

Passaporte de ladoO passaporte é um documento de extrema importância para os cidadãos que queiram sair ou entrar em países, independente de seus objetivos, como por exemplo, estudar no exterior, trabalhar ou mesmo passear. O passaporte é um documento de identificação das pessoas estrangeiras dentro de um determinado país perante as autoridades.

O passaporte brasileiro é emitido no Brasil pelo Departamento de Polícia Federal (DPF) e no exterior em Embaixadas Brasileiras. Existem vários tipos de passaporte, alguns caracterizados por cores,  mas cada um possui características, taxas e requisitos básicos para a emissão. Como sabemos tirar passaporte é um processo demorado, que demanda algum tempo, porém se você tem pressa e tem justos motivos para requerê-lo, poderá optar pelo passaporte de carácter emergencial, confira o que fazer para isso.

Passaporte emergencial requisitos

Pessoa mostrando passaporteO passaporte emergencial pode ser concedido para os que conseguirem comprovar que necessitam do documento com urgência e não podem esperar o prazo de entrega normal, que pode chegar até 5 meses, também é concedido em hipóteses de conflitos armados, necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do cônjuge ou parente até segundo grau, com o intuito de proteção ao patrimônio da família, catástrofes naturais, por trabalho, ajuda humanitária, à interesse da administração pública ou qualquer outra emergência que possa acarretar graves problemas ao requerente. Se você enquadra-se em alguns desses itens mencionados acima, você poderá requerer um passaporte emergencial.

Passaporte emergencial como tirar

Mulher com símbolo de dúvidaOs documentos necessários para tirar o passaporte emergencial são os mesmos do passaporte comum, porém acrescido de uma foto 5x7 colorida e recente, mais a justificativa em documento comprovando a situação emergencial do passaporte. Após isso dirigir-se na cidade de São Paulo do prédio da Superintendência Regional na Lapa ou no Rio de Janeiro no Aeroporto Internacional Tom Jobim, nos postos da RF, para a entrega dos documentos e o requerimento do passaporte emergencial. Depois da autorização será cobrada a taxa de GRU, para a emissão do passaporte.

Quanto custa o passaporte emergencial

Como o passaporte emergencial requer certa agilidade por parte das organizações públicas, é evidente que esse tipo de documento será mais caro dos que os emitidos em prazo normal. O valor cobrado é o da taxa GRU que gira em torno de R$202,89 reais. É importante ressaltar que esse passaporte tem validade de um ano, porém quando aceito o pedido emergencial você receberá o documento em 24H.

O passaporte só será entregue em mãos do requerente com documentos pessoais para a comprovação, para mais informações a respeito desse e outros tipos de passaporte acesse o site da Receita Federal.

Mais sobre Receita Federal Passaporte emergencial

No canal do Portal ZUN no Youtube você confere mais informações sobre o Passaporte Emergencial pela Receita Federal:

 



Mais informações por email.

Comentar sobre Receita Federal Passaporte emergencial

Destaque

DETRAN SP RENAVAM multas

DETRAN SP RENAVAM multas