Reciclagem de lixo tecnológico

Reciclagem de lixo tecnológico

A procura por novas tecnologias faz com que o lixo tecnológico aumente, por isso, confira como fazer o descarte correto do seu e-lixo.

Aparelhos eletrônicos em lata de lixo reciclávelAs facilidades de compra de novos produtos e a velocidade com que esses são descartados por conta da procura por novas tecnologias, aliado com o descarte inconsciente de aparelhos eletrônicos têm contribuído para um aumento absurdo de um novo tipo de poluição, chamada de poluição eletrônica, e-lixo ou e-waste.

O crescente volume de lixo tecnológico ou e-lixos como aparelhos celulares, pilhas, baterias, lâmpadas e computadores descartados vem movimentando um novo negócio, chamado de reciclagem de lixo tecnológico, evitando assim o descarte inadequado deste lixo que pode causar sérios problemas de saúde e degradar o meio ambiente. Por isso, se você quer fazer parte deste novo movimento e contribuir com o meio ambiente, confira dicas de como fazer a reciclagem do lixo eletrônico.

Lixo tecnológico e suas consequências

Lata de lixo com aparelhos eletrônicosQuando os aparelhos eletrônicos são jogados no lixo comum, algumas substâncias químicas como mercúrio, arsênio, cobre, chumbo, alumínio e cádmio contidos nas peças se desprendem e acabam penetrando no solo, contaminando os lençóis freáticos que em consequência contaminam plantas, que quando consumidas podem causar intoxicação tanto em animais quando em seres humanos, levando a dores intensas de cabeça, vômitos, comprometimento do sistema nervoso e até mesmo câncer.

Mais sobre reciclagem de lixo tecnológico

Lixo tecnológico descarte adequado

Lixeira para o descarte de aparelhos eltrônicosQuando o assunto é o descarte correto do lixo tecnológico, muitos ficam na dúvida se devem jogá-los em lixo comum ou se devem entregá-los para empresas. Por isso, é importante ressaltar que este lixo não pode ser jogado no lixo comum e deve ser levado para empresas responsáveis por este tipo de trabalho ou para a empresa ou loja em que adquiriu o produto. Agora caso o produto esteja em capacidade de uso, a dica é doá-lo para instituições caridades. Entre as empresas que aceitam o lixo eletrônico e fazem sua reciclagem ou descarte correto está a Nokia, Dell, HP e o Grupo Pão de Açúcar. Para encontrar algumas empresas que fazem a reciclagem do lixo eletrônico, acesse a página do Cempre (Compromisso Empresarial Para reciclagem) e confira os endereços para destinar baterias usadas, eletroeletrônicos, lâmpadas, computadores e pilhas.

Lixo tecnológico tratamento

Aparelhos eletrônicos e símbolo da reciclagemNo Brasil ainda não existe sistemas adequados para a coleta, tratamento e reciclagem do lixo tecnológico, mas a legislação já foi implantada. Já em países da Europa, Coréia do Sul e Japão já possuem sistemas obrigatórios para a coleta desses aparelhos. Desta maneira, a responsabilidade pelo gerenciamento da coleta, transporte, descarte, tratamento prévio e reciclagem é de responsabilidade das empresas.

Produtos tecnológicos reciclados podem virar material metálico usado em obturações dentárias ou até mesmo bolinhas de gude feitas a partir de monitores de computador, isso quando não são reutilizados como matéria-prima para novas tecnologias. Além disso, muitas empresas estão anunciando a utilização de materiais menos agressivos ao meio ambiente para a produção de produtos eletrônicos.

29/06/12 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook