Refluxo na gravidez por que acontece?

Na gestação as alterações são frequentes para adaptar o organismo a uma nova vida. Mas, isso pode causar incômodo, como o refluxo.

Grávida tomando águaDesde o início da gestação, o metabolismo feminino acaba sofrendo muitas alterações e modificações específicas para preparar o organismo para o desenvolvimento de uma nova vida e essas alterações perduram após o parto.

Com o decorrer da gestação, as alterações e os incômodos que elas causam vão se acentuando. E, um desses incômodos é o refluxo, uma condição que deixa a gestante com sensações de azia e queimação gástrica. Mas, para aliviar o problema, confira algumas dicas de o que fazer com o refluxo:

                       

Por que o refluxo acontece?

O refluxo aparece nos últimos meses de gravidez por conta do aumento do útero que diminui o tamanho do sistema digestório, comprimindo-o exacerbadamente. Além disso, por conta das alterações hormonais há um aumento do hormônio progesterona que causa o relaxamento do músculo liso do esfíncter que fica entre o esôfago e o estômago e faz com que o ácido clorídrico produzido no estômago volte.

Maneiras de aliviar o problema

O problema aparece logo quando a barriga já está grande e como não é indicado que a mulher administre medicamentos sem prescrição médica no período gestacional é preciso que alguns hábitos alimentares sejam mudados:

Fracione as refeições

Para diminuir o refluxo o ideal é fracionar as porções, ou seja, a gestante deve fazer pelo menos seis refeições por dia, respeitando sempre o intervalo de três em três horas, comendo sempre pequenas porções, pois o problema se agrava ainda mais quando a se faz uma refeição volumosa, pois o alimento acaba atrapalhando o fechamento do esfíncter que fica entre o esôfago e estômago.

Evite alguns alimentos

Se as azias forem frequentes e intensas evite alimentos gordurosos e muito quentes, além de alimentos ácidos e que formam gases como refrigerantes, extrato de tomate, café e frutas cítricas. Evite também alimentos “fast food” e sorvetes de massa.

Deite-se pelo menos duas horas após as refeições, caminhar um pouco para ajudar na digestão e quando for dormir coloque o travesseiro bem inclinado.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
27/03/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.