Reforma Protestante e Contra Reforma católica resumo

A Reforma Protestante foi um movimento contra a Igreja Católica, que contestava abusos e princípios dogmáticos e escolásticos.

Lutero na Dieta de Worms, gravura da pintura de Anton von WernerA Idade Média na Europa foi marcada pela influência da igreja católica em todas as esferas da Sociedade, até mesmo sobre grandes monarquias. Com as crises que se alastravam pelo continente, a população começou a entender que a Igreja Católica era abusiva e isso causou o chamado movimento protestante. Essa contestação à escolástica e ao dogmatismo católico impulsionou reformas de destaque no século XVI, a Reforma Protestante e Contra Reforma

Reforma Protestante

A Reforma Protestante difundiu-se a partir de 3 principais vertentes:
Teses de Martinho Luthero ilustração

                       

Reforma Luterana

A Reforma Luterana iniciou-se no século XVI por Martinho Lutero que propôs uma reforma ao catolicismo. Com as 95  teses de Lutero, fixadas na porta da Igreja Católica de Wittenberg e que criticavam a doutrina cristã, Lutero provocou uma revolução em vários países, principalmente na Alemanha e arredores.

Reforma Calvinista

Na França, Hungria, Genebra e arredores, João Calvino começa a Reforma Calvinista que tinha como principal pilar a ideia de que salvação da alma só ocorria com o trabalho justo e honesto e que havia a predestinação, ou seja, a pessoa nasce com sua vida definida.

Reforma Anglicana

Quando o Rei Henrique VIII rompeu com a igreja por questões matrimoniais que envolviam as irmãs Bolena e o desejo de casar-se pela segunda vez, surgia o Anglicanismo, considerado como uma proposta média entre catolicismo e protestantismo.
PAPA PAULO II - TELA DE TIZIANO

Contra Reforma

Preocupado com a perda de fiéis, de poder, de terras e, principalmente, com o avanço do protestantismo na Europa, o papado da época se reuniu na cidade de Trento, na Itália, para traçar um plano de reação contra as reformas protestante. No Concílio de Trento, o papado definiu que catequizaria terras descobertas por intermédio dos jesuítas, retomaria o Tribunal do Santo Ofício para punir hereges e  criaria o Índice de Livros Proibidos para evitar a propagação de ideias protestantes.

A tensão do período foi definitiva não apenas para a política, mas também para a  arte e literatura.

Assuntos Relacionados

3 votos



Thaís
08/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook