Regime militar no Brasil resumo

Aprenda um pouco mais sobre uma das épocas mais obscuras para a política brasileira e quais as sequelas que carregamos até hoje.

Regime militar no Brasil, década de 60O golpe ou regime militar no Brasil ocorreu em 1964 quando os militares assumiram o comando do país com um governo ditatorial por 21 anos. Ao todo foram cinco presidentes e uma equipe que governaram o Brasil até 1985. Teve como caracteristica marcante a falta de democracia, censura perseguição politica tendo atritos com estudantes, artistas, jornalistas e qualquer cidadão que se voltasse contra o regime imposto.

Colocando em prática os chamados Atos Institucionais – AI – finalizando com o mais conhecido AI-5 em 1968, limitou drasticamente a cidadania e criou um código de processo penal onde o Exercito brasileiro e a policia miliatr tinham o poder de prender os cidadãos suspeitos por falarem algo contra o governo.

                       

Quem esteve à frente

Marechal Castello BrancoNo primeiro governo militar foi o marechal Humberto de Alencar Castello Branco (abril de 1964 a julho de 1967). Dando inicios aos AI, suas medidas mais importantes foram: eleições indiretas para governadores, suspendo assim os direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos entre outros. De março de 1967 a agosto de 1969, Arthur da Costa e Silva, enfrentou greves e a explosão de movimentos sociais que protestavam como o movimento estudantil universitário.

De 1969 à 1974

Militares da ditaduraPor motivos de saúde o marechal Costa e Silva não cumpriu seu mandato até o final e foi afastado da presidência passando o poder, de agosto a outubro de 1969, para o almirante Augusto Rademaker, da Marinha; general Lira Tavares, do Exército; e brigadeiro Sousa e Melo, da Aeronáutica. O general Emílio Garrastazu Médici (novembro de 1969 a março de 1974) foi considerado o mais repressivo dos ditadores, pois não hesitou em mandar para exílios, prisões e mandar “desaparecer” alguns.

O fim da ditadura

O fim da ditaduraNo governo Geisel (março de 1974 a março de 1979) quando a sociedade brasileira já tinha sofrido muitas mudanças, foi revogado o AI – 5 em 1978. Seu sucessor foi João Baptista de Oliveira Figueiredo (março de 1979 a março de 1985), encerrando assim o período militar, sua grande decisão foi a aprovação da Lei de Anistia, permitindo a volta de exilados e o perdão político.

Beneficiando também os próprios militares que cometeram atos repressivos livrando-os da prisão. Então em 8 de maio de 1985 é que acabaram com os ultimos requicios do regime militar com a aprovação de eleições diretas para presidente, o direito ao voto para os analfabetos entre tantas outras decisões importantes.

Assuntos Relacionados

1 voto



Lucimari
15/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. ADOREI PELAS RESPOSTAS OBRIGADO

    LUCKAS JESUS
    06/12/13 às 17:21
  2. muiticimo obrigado me ajudou muito

    marcio
    19/11/12 às 9:07
  3. muitooo boom o texto me ajudou muito a entender da diatadura…

    iris
    16/10/12 às 16:12