Regime militar no Brasil resumo

Aprenda um pouco mais sobre uma das épocas mais obscuras para a política brasileira e quais as sequelas que carregamos até hoje.

Regime militar no Brasil, década de 60O golpe ou regime militar no Brasil ocorreu em 1964 quando os militares assumiram o comando do país com um governo ditatorial por 21 anos. Ao todo foram cinco presidentes e uma equipe que governaram o Brasil até 1985. Teve como caracteristica marcante a falta de democracia, censura perseguição politica tendo atritos com estudantes, artistas, jornalistas e qualquer cidadão que se voltasse contra o regime imposto.

Colocando em prática os chamados Atos Institucionais – AI – finalizando com o mais conhecido AI-5 em 1968, limitou drasticamente a cidadania e criou um código de processo penal onde o Exercito brasileiro e a policia miliatr tinham o poder de prender os cidadãos suspeitos por falarem algo contra o governo.

Quem esteve à frente

Marechal Castello BrancoNo primeiro governo militar foi o marechal Humberto de Alencar Castello Branco (abril de 1964 a julho de 1967). Dando inicios aos AI, suas medidas mais importantes foram: eleições indiretas para governadores, suspendo assim os direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos entre outros. De março de 1967 a agosto de 1969, Arthur da Costa e Silva, enfrentou greves e a explosão de movimentos sociais que protestavam como o movimento estudantil universitário.

De 1969 à 1974

Militares da ditaduraPor motivos de saúde o marechal Costa e Silva não cumpriu seu mandato até o final e foi afastado da presidência passando o poder, de agosto a outubro de 1969, para o almirante Augusto Rademaker, da Marinha; general Lira Tavares, do Exército; e brigadeiro Sousa e Melo, da Aeronáutica. O general Emílio Garrastazu Médici (novembro de 1969 a março de 1974) foi considerado o mais repressivo dos ditadores, pois não hesitou em mandar para exílios, prisões e mandar “desaparecer” alguns.

O fim da ditadura

O fim da ditaduraNo governo Geisel (março de 1974 a março de 1979) quando a sociedade brasileira já tinha sofrido muitas mudanças, foi revogado o AI – 5 em 1978. Seu sucessor foi João Baptista de Oliveira Figueiredo (março de 1979 a março de 1985), encerrando assim o período militar, sua grande decisão foi a aprovação da Lei de Anistia, permitindo a volta de exilados e o perdão político.

Beneficiando também os próprios militares que cometeram atos repressivos livrando-os da prisão. Então em 8 de maio de 1985 é que acabaram com os ultimos requicios do regime militar com a aprovação de eleições diretas para presidente, o direito ao voto para os analfabetos entre tantas outras decisões importantes.



Mais informações por email.

Comentar sobre Regime militar no Brasil resumo

  1. ADOREI PELAS RESPOSTAS OBRIGADO

    LUCKAS JESUS
  2. muiticimo obrigado me ajudou muito

    marcio
  3. muitooo boom o texto me ajudou muito a entender da diatadura…

    iris

Assine o nosso canal e obtenha mais conteúdo

Tv tube