Regras básicas do xadrez resumo

Jogar xadrez requer concentração e estratégia, pois o jogo necessita de raciocínio lógico para não cair no xeque-mate do adversário.

Jogo xadrezCom relação à criação do jogo de xadrez existem diversas histórias e mitologias, agregando como berço do jogo do xadrez diversas civilizações, como a China dinástica e o Antigo Egito. De acordo com muitos estudos, acredita-se que o jogo se originou na Índia no século VI como uma modalidade de um jogo chamado de Chaturanga e em 1851 virou um esporte, em que diversos jogadores disputaram o primeiro torneio de xadrez moderno em Londres.

Depois disso o jogo foi se difundindo pelo mundo, recebendo nomenclaturas diferentes, além de mudanças em várias regras. Mas, o xadrez moderno, praticado até os dias de hoje, possui regras básicas, mas que muita gente não conhece, por isso, confira quais as regras básicas do xadrez e aprenda a jogá-lo:

                       

Divisão do tabuleiro

Pessoa jogando xadrezO tabuleiro está dividido em 64 quadrados com 8 casas na horizontal e na vertical que possuem cores alternadas como preto e branco.

Regras básicas de movimentação das peças

O Rei

É a peça líder, sendo considerado o jogador do tabuleiro, pois é a peça com valor infinito, porém, seus movimentos são limitados somente para as casas contíguas a sua posição no momento antes do lance, ou seja, as casas que estiverem ocupadas por peças de casa de mesma cor não podem ser ocupadas por ele e nunca deverá ir para uma casa em direção ao Rei adversário.

A Dama

Peças do xadrezA peça Dama possui movimentos mais poderosos, podendo se deslocar em qualquer direção, mas não pode imitar a peça Cavalo, ou seja, não pode pular as peças. Conforme a Dama se locomove, a mesma captura as peças adversárias.

O Bispo

Essa peça pode se movimentar em sentido das diagonais, andando sempre nas casas de mesma cor, podendo andar nas diagonais brancas ou pretas. Mas, o seu andar é ao contrário para cada cor de peças, ou seja, o Bispo do Rei Branco anda nas diagonais brancas e o Bispo da Dama Branca anda somente nas diagonais pretas, já o Bispo do Rei Preto anda nas diagonais pretas e o Bispo da Dama Preta nas diagonais brancas.

A Torre

Seus movimentos são somente a horizontal ou vertical, podendo ocupar qualquer casa do tabuleiro e se qualquer Torre se movimentar não é possível fazer o roque.

O Peão

A peça Peão é considerada o operário do xadrez. Se movimenta no início na linha 2, podendo pular 2 casas e depois só pode andar uma casa de cada vez, movendo-se sempre para frente e só captura as peças adversárias na diagonal. Ao chegar na 8ª casa, o Peão é coroado, se transformando em qualquer peça do jogo, menos o Rei.

O Cavalo

O Cavalo se se movimenta na forma de L e pode saltar por cima das outras, podendo se movimentar a cada duas casas em uma direção e mais uma casa na diagonal.

Há vários tipos de empate: afogamento, em que todas as peças estão impedidas de se moverem; empate por xeque perpétuo acontece quando é impossível fugir de uma sequência de xeques do adversário; empate em comum acordo; empate por insuficiência de peças; empate da regra dos 50 lances; empate por repetição de posição. Já o xeque mate acontece quando o Rei do adversário é atacado.

Leia mais sobre xadrez e algumas regras de esportes

1 voto



Thaís
17/04/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    mamamama - 04/07/2013

    me ajudo no campeonato

    Rayssa Moraes - 25/05/2012

    Ajudou muuuuuuuuuuuuuito no  meu trabalho de Ed.Física !! Minha fessora me deu 4 ponts !! É o que valia mesmo !!