Regras básicas do xadrez resumo

Jogar xadrez requer concentração e estratégia, pois o jogo necessita de raciocínio lógico para não cair no xeque-mate do adversário.

Jogo xadrezCom relação à criação do jogo de xadrez existem diversas histórias e mitologias, agregando como berço do jogo do xadrez diversas civilizações, como a China dinástica e o Antigo Egito. De acordo com muitos estudos, acredita-se que o jogo se originou na Índia no século VI como uma modalidade de um jogo chamado de Chaturanga e em 1851 virou um esporte, em que diversos jogadores disputaram o primeiro torneio de xadrez moderno em Londres.

Depois disso o jogo foi se difundindo pelo mundo, recebendo nomenclaturas diferentes, além de mudanças em várias regras. Mas, o xadrez moderno, praticado até os dias de hoje, possui regras básicas, mas que muita gente não conhece, por isso, confira quais as regras básicas do xadrez e aprenda a jogá-lo:

Divisão do tabuleiro

Pessoa jogando xadrezO tabuleiro está dividido em 64 quadrados com 8 casas na horizontal e na vertical que possuem cores alternadas como preto e branco.

Regras básicas de movimentação das peças

O Rei

É a peça líder, sendo considerado o jogador do tabuleiro, pois é a peça com valor infinito, porém, seus movimentos são limitados somente para as casas contíguas a sua posição no momento antes do lance, ou seja, as casas que estiverem ocupadas por peças de casa de mesma cor não podem ser ocupadas por ele e nunca deverá ir para uma casa em direção ao Rei adversário.

A Dama

Peças do xadrezA peça Dama possui movimentos mais poderosos, podendo se deslocar em qualquer direção, mas não pode imitar a peça Cavalo, ou seja, não pode pular as peças. Conforme a Dama se locomove, a mesma captura as peças adversárias.

O Bispo

Essa peça pode se movimentar em sentido das diagonais, andando sempre nas casas de mesma cor, podendo andar nas diagonais brancas ou pretas. Mas, o seu andar é ao contrário para cada cor de peças, ou seja, o Bispo do Rei Branco anda nas diagonais brancas e o Bispo da Dama Branca anda somente nas diagonais pretas, já o Bispo do Rei Preto anda nas diagonais pretas e o Bispo da Dama Preta nas diagonais brancas.

A Torre

Seus movimentos são somente a horizontal ou vertical, podendo ocupar qualquer casa do tabuleiro e se qualquer Torre se movimentar não é possível fazer o roque.

Mais sobre Regras básicas do xadrez resumo

O Peão

A peça Peão é considerada o operário do xadrez. Se movimenta no início na linha 2, podendo pular 2 casas e depois só pode andar uma casa de cada vez, movendo-se sempre para frente e só captura as peças adversárias na diagonal. Ao chegar na 8ª casa, o Peão é coroado, se transformando em qualquer peça do jogo, menos o Rei.

O Cavalo

O Cavalo se se movimenta na forma de L e pode saltar por cima das outras, podendo se movimentar a cada duas casas em uma direção e mais uma casa na diagonal.

Há vários tipos de empate: afogamento, em que todas as peças estão impedidas de se moverem; empate por xeque perpétuo acontece quando é impossível fugir de uma sequência de xeques do adversário; empate em comum acordo; empate por insuficiência de peças; empate da regra dos 50 lances; empate por repetição de posição. Já o xeque mate acontece quando o Rei do adversário é atacado.

Leia mais sobre xadrez e algumas regras de esportes




Thaís
17/04/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Regras básicas do xadrez resumo

  1. me ajudo no campeonato

    mamamama
  2. Ajudou muuuuuuuuuuuuuito no  meu trabalho de Ed.Física !!
    Minha fessora me deu 4 ponts !!
    É o que valia mesmo !!

    Rayssa Moraes

Destaque

Barbie Girls jogos online grátis

Barbie Girls jogos online grátis

Veja Também

Desapega! Saiba como criar um anúncio grátis para vender um produto que não tem mais utilidade para você, mas que pode ser essencial para outra pessoa.