Religiões e suas características

Cada religião apresenta características e ritos sagrados, por isso devem ser respeitadas. Veja as características de algumas religiões.

Mão junta orando com cruz ao fundoA religião é definida como uma crença na existência de um ser supremo e que pode ser manifestada através de uma doutrina ou rituais. A diversidade religiosa tem em cada uma hábitos diferentes, porém o objetivo de todas é transmitir às pessoas os seus aspectos positivos relacionados aos princípios, valores e compreensão com o próximo, permitindo uma convivência de paz. Vejamos algumas características das religiões mais praticadas.

Catolicismo

Imagem e rito eucarísticoDe rígida estrutura hierárquica, é sustentada pelas paróquias, dioceses e arquidioceses que obedecem às normas do Vaticano, através do Papa. Crê num Deus único, verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, junto à figura divina de Jesus e ao Espírito Santo. Estabelece a crença nos sete sacramentos: batismo, crisma, eucaristia, confissão, ordem, matrimônio e a extrema-unção, sendo a missa seu principal culto.

                       

Espiritismo

Chico XavierDe caráter científico, filosófico e religioso, foi codificado por Allan Kardec. Nos seus fundamentos, o espírito é eterno, reencarnando quantas vezes for necessária para a sua evolução espiritual. O espiritismo estabelece a prática da caridade de Jesus, diferencia-se de outras religiões pelo contato direto com os espíritos, tem os passes como prática de harmonização espiritual, psíquica e até física e esclarece que a fé humana é estabelecida pela razão. Combina então, fé, razão e caridade.

Protestantismo

Bíblia abertaO nome veio dos protestos cristãos no século XVI contra as práticas da Igreja Católica. O rompimento se deu por divergências das práticas católicas como: crer em imagens, celibato, missas em latim, autoridade do Papa e outras. No Brasil são chamados evangélicos os seguidores do protestantismo que acreditam que a salvação do homem é obtida diante da graça e bondade de Deus, relacionando-se com Ele sem nenhum intermediário e que a única autoridade a ser seguida é a palavra de Deus na Bíblia Sagrada.

Independente de cada religião, o que importa são o entendimento e o respeito para com cada uma e seus praticantes.

Artigos Relacionados

2 votos



Adeni
28/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. cada um tem sua religiao,e todas teem que ser respeitadas.

    bianca
    29/01/14 às 11:49
  2. legal

    jane ellen
    14/09/13 às 10:05