Reprodução assistida pelo SUS

Por determinação legal, o SUS oferece reprodução assistida gratuita, para casais com dificuldades para engravidar há mais de 1 ano.

Fertilização in vitro Muitas mulheres sofrem com dificuldades para engravidar, sendo este um dilema comum para vários casais brasileiros. Problemas de fertilidade nos parceiros é o principal impedimento para o sonho de gerar um filho. Por isso, a procura por tratamentos de fertilização com reprodução assistida cresceu, ganhando atenção dos órgãos público de saúde. O SUS, Sistema Único de Saúde, já oferece a chance de que a mulher brasileira possa ter direito à reprodução assistida. Há vários tipos de procedimentos realizados, como a inseminação artificial e a fertilização in vitro, cada um é indicado para cada tipo de caso.

Como ter acesso ao benefício?

O Ministério da Saúde instituiu, em seu programa de assistência à saúde da mulher, a Política de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida. O benefício é garantido pela Portaria nº 426/GM de 22/03/2005. De acordo com as especificações da Política é necessário que o casal esteja tentando engravidar há 12 meses, sem o uso de qualquer método contraceptivo. Você pode conferir a lista de instituições públicas e filantrópicas que possuem o serviço de reprodução assistida no Portal da Saúde.

                       

Bebê com cegonha

Tipos de reprodução assistida

Inseminação artificial: A fertilização é induzida pela introdução dos gametas no útero. O material biológico pode ser do casal,  chamada de inseminação homóloga ou de doadores anônimos que é chamada de inseminação heteróloga.

Fertilização in vitro: É uma técnica mais moderna, na qual a fecundação ocorre fora do corpo da mulher, existindo diversos métodos de fertilização como o GIFT, TV-TEST, ICSI e IAIU.

Além disso, há algumas técnicas que complementam a reprodução assistida, entre elas está a doação de óvulos, o congelamento do material biológico reprodutivo, o congelamento de embriões,  o diagnóstico genético pré-implantatório, a doação de sêmen e de embriões.

0 votes



Thaís
06/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Fran De Matos Silva - 03/08/2014

    meu filho tem 4anos e naõ consigo aparelho auditivo pelo sus,como faço para conseguir ,ele nao consegue acompanhar aula na escola. sou do rj

    Celia Regina da Silva Rodrigues - 06/01/2014

    Gostaria de saber como faço para eu conseguir um aparelho de surdes para meu marido pois no momento estou sem condições de comprar.

    mara regina junqueir - 04/12/2013

    ola! minha mãe é aposentada faz tratamento no hospital servidor municipal de são Paulo. por pedido do geriatra ela fez exames da perda de audição.e ficou comprovado que ela tem que usar aparelho.estou andando em todos os lugares e não consigo,.da ultima vez a assistente social disse que tenho que esperar ate depois das festa do começo de 2014.para dar entrada no pedido. preciso saber se isto é normal.ja que ela tem todos os exames.com grau.e tudo mais para por o aparelho.sem contar que é uma senhora de 80 anos.precisa sentir se melhor agora .ou tenho que esperar pelo pior.

    sebastiao ferreira dos santos - 23/07/2013

    gostaria de saber ondem procura e que pra obter aparelho auditivo pelo sus tenho ate plano de saude

    elisangela - 18/07/2013

    Gostaria de saber como faco para eu conseguir um aparelho de surdes para minha mae pois no momento esta sem condicioes de comprar

    Nena Torres - 01/07/2013

    Gostaria de saber se existe algum cadastro nacional ou telefone no qual pudesse entrar em contato para saber a posição do aparelho da minha tia ela ja passou por uma NISA e ja fez os exames e ja ate pegou o tamanho dos moldes mas ate agora não ligaram para retirar lo.

    tania aparecida parreira albino - 27/06/2013

    quais são os modelos mais sofisticado que é dado pelo sus

    Marlene - 01/04/2013

    Parece fácil, mas não é verdade. Minha avó tem 84 anos e já fez todo o processo citado acima, porém esta na fila de espera, e todos nós sabemos que ela não tem a vida toda pra esperar. O aparelho auditivo é muito caro e por isso não sabemos a quem pedir socorro, pois ela está com depressão devido a perda da audição. Fiquei sabendo que o SUS dá prioridade aos mais jovens, por isso a demora. Minha família e eu precisamos de ajuda, e principalmente minha vó, pois como já disse, devido a idade, já não tem tanto tempo assim para aguardar a boa vontade do SUS.

    carmelita - 13/03/2013

    Não é tão simples assim! Meu amigo tem 60 anos,esta com surdez no ouvido esquerdo, após consulta e exames, foi informado pelo médico que o SUS fornece aparelho só para quem tem surdez nos dois ouvido. Como proceder para conseguir este aparelho?

    wanderley oliveira - 04/10/2012

    sou portador da audição e quase todos da minha familia tem esse poblema parese ser ereditario  tenho uma irmão que mora no interior da paraiba e já perdeu quase toda audição só que ela já foi em terminado atendimento pra tentar um aparelho e não consegue ela não tem condições e separada tem quatro filho e só ela tem uma pequena renda com seus  serviço diario como faço pra conseguir encaminhar ela ao um atendimento pelo sus na paraiba eu já conseguir esse beneficio mais foi no rio de janeiro enho dois aparelho mais hoje moro aqui em mosssoro RN. AGUARDEÇO A TENÇÃO