Resenha do filme Avatar

Maior sucesso de bilheteria da história, Avatar não tem sua popularidade a tôa. Aqui, uma resenha da técnica do enredo do filme.

Imagem de Avatar.Avatar é um longa-metragem criado em 2009, dirigido e escrito por James Cameron e considerado integrante do gênero “Ficção Científica”. O filme se baseia em um futuro distante, onde o ser humano depende da extração de minério feita em outros planetas para sobreviver. No planeta Pandora há um valioso minério chamado Unobtainium, e nas consequências que a exploração desse minério poderia trazer.

O lugar

Imagem de Avatar.O planeta Pandora é habitado pelos Na’vi, seres de quase três metros de altura que são considerados primitivos pelos humanos. Os Na’vi têm grande ligação com a natureza, tratando-a muitas vezes com recursos religiosos. Os humanos podem respirar em pandora, mas a habitação do planeta não é feita como na Terra, porque não há boa convivência com os Na’vi.

                       

O Enredo

Sam Worthington em Avatar.A história começa na ida de Jake Sully (Sam Worthington), ex-fuzileiro naval que ficou paraplégico em serviço, ao planeta Pandora. Jake é chamado ao projeto de extração de minério por conta de seu irmão gêmeo Thomas, grande pesquisador do programa, morto durante as experiências do projeto. Pelo fato do DNA dos dois serem semelhantes, Jake pode controlar o Avatar que era usado por Thomas, dando continuidade aos trabalhos.

Curiosidades

James Cameron e Sam Worthington.Um ponto interessante do enredo é o fato de o personagem principal ser paraplégico. Ao assumir o controle de um avatar, Jake pode andar livremente em uma natureza ampliada, tendo três metros de alturas e uma excepcional capacidade física. Tal fato faz com que Jake se sinta cada vez menos inclinado a retornar à vida terrana. Pode-se considerar a história muito semelhante à de Pocahontas. Alguns posts na internet faziam análises das sinopses dos dois filmes, por serem muito parecidas:

Um estrangeiro, militar, que se apaixona por uma índia e resolve abandonar seu exército para morar com os nativos. Essa é uma influência muito perceptível de Cameron, assim como pode-se pegar recursos utilizados de Matrix, 2001 Uma Odisseia no Espaço, entre outros.

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
11/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Cristina Crismoraes - 12/10/2012

    gostei