Resenha do filme Rio

Maior bilheteria da história do cinema nacional, Rio é produzido pelo talentoso Carlos Saldanha, também criador de A Era do Gelo 1, 2 e 3.

Rafael, Blu e JadeRio” é uma animação em computação gráfica produzida nos estudios da 20th Century Fox e Blue Sky. Lançado em 2011, o filme tem a assinatura do diretor Carlos Saldanha (A Era do Gelo) e, dentre os dubladores oficiais, atores como Rodrigo Santoro e Anne Hathaway. O filme foi muito bem recebido pela crítica, com uma média de 70% de aprovação, e já faturou mais de US$ 500.000.000 em bilheteria.

A história gira em torno da jovem ararinha-azul Blue, que, após ser capturada por traficantes de animais, é abandonada no frio e encontrada pela garota Linda, que a leva pra casa e trata-a com muitos cuidados.

                       

Quinze anos depois, Linda está vivendo sua rotina junto a Blu, totalmente personificado – Nessas cenas aparecem os brinquedos que Blu utilizava durante sua vida, por exemplo. O plot continua com a chegada de Tulio, um cientista brasileiro que deseja levar Blu para o Brasil para que ele se reproduza, pois foi constatado que ele é a ultima Ararinha Azul macho de sua espécie. No Rio de Janeiro encontrava-se a única fêmea e, após bastante insistência, Tulio consegue convencer Linda a ir com ele para o Rio, levando também Blue.

Blu conhece Jade

Cena do filme RioBlu, então, é apresentado a Jade (a única fêmea da sua espécie no mundo) e, logicamente, se apaixona na hora. Blu tenta uma investida, mas Jade não está interessada nisso agora, pois ela só quer saber de fugir. Mais uma vez, então, contrabandistas de animais invadem a história. Eles entram no local onde estavam Blu e Jade e acorrentam os dois, pois são pássaros raríssimos.

Assim que encontra uma oportunidade, Blu abre a gaiola (como ele cresceu com humanos, tem capacidade para fazer coisas que outros pássaros não fazem) e escapa com Jade, em uma original cena cross-over entre a animação e um jogo antigo entre Brasil e Argentina. Quando o gol no jogo está quase acontecendo, há um acidente na perseguição e o transformador de energia é desligado, fazendo com que um blecaute aconteça no Rio de Janeiro. Ninguém vê o gol.

Os heróis se perdem no Rio

Rio - Pôster e Wallpaper oficialApós a fuga, Blu e Jade se perdem na área verde do Rio de Janeiro. Blu, com seu comportamento altamente personificado, encontra uma construção histórica (o Coreto da Vila Chinesa) e convence Jade a ficar por ali mesmo, pois o lugar é uma construção do ser humano. Após um tempo, ficam amigos de Rafael, o tucano, que os leva à lugares como a Pedra da Gávea, em uma tentativa de ensinar Blu a voar.

Nigel, um pássaro mal-caráter que trabalha para os contrabandistas de animais, consegue capturar Jade, e Blu é obrigado a ir atrás de resgatar sua amada. A esta altura, Tulio e Linda estão desesperados também à procura de Blu. O ambiente do filme, agora, muda para o carnaval. Tulio e Linda, ao saberem da possibilidade de Blu e Jade estarem em uma escola de samba, se disfarçam de Araras Azuis e sobem em um carro alegórico. Blu na verdade não estava ali; o herói da história foi resgatar Jade e acabou preso, também.

Durante o vôo, Blu consegue se libertar da gaiola, liberta também vários pássaros e a tradicional tensão final acontece, quando Nigel aparece novamente tentando prendê-los, mas Blu o empurra para a turbina do avião. Após isso, o herói aprende a voar, em um acesso de coragem, salva Jade e volta com ela para Linda.

O fim do filme acontece com Blu e Jade livres na natureza, Linda, Tulio e Fernando juntos em uma família, os contrabandistas acabam presos e o mal-encarado Nigel acaba depenado.

2 votos



Amoedo
14/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. já copiei a resenha colei as fotos agora só falta imprimir.

    leticia
    12/09/13 às 13:54
  2. Amo o filme Rio ,estou fazendo uma resenha sobre o filme Rio .!

    leticia
    12/09/13 às 12:57
  3. Muito legal , gostei muito.

    Vinicius9497
    17/10/12 às 12:20
  4. muito legal

    Gabrielcoelho19
    31/08/12 às 13:54
  5. Copiei tudo para meu trabalho de escola!

    Karynesoares2014
    19/07/12 às 10:21
  6. Legal

    Almeidavsantos
    23/06/12 às 12:32
  7. Oi adorei essa resenha! muito boa parabens

    AnaVirginia
    23/06/12 às 12:29
  8. Noosa Ajudo Paka’s  Isoo Meeow 

    Dudah Reiinertt '
    13/06/12 às 12:11
  9. to precisando fazer uma resenha, vou escolher esta, aposto que vou tirar um 10

    Anagabrielleg Lima
    28/05/12 às 21:24
  10. ainda bem que tem isso se não era um zero

    Bielfla
    15/05/12 às 10:53