Resenha do filme Uma Mente Brilhante

Resenha do filme Uma Mente Brilhante

Filme aprovado pela crítica e pelo público. Contamos a história de Uma Mente Brilhante, analisando traços técnicos de sua produção.

Cena do filme Uma Mente Brilhante.Uma Mente Brilhante é um filme de 2001, feito nos Estados Unidos nos estúdios Imagine Entertainment. A distribuição é da Universal Pictures nos EUA e da Dreamworks, no resto do mundo. A direção é de Ron Howard (Apollo 13, Código da Vinci), a produção é de Brian Gazer e o roteiro é de Akira Goldsman. O filme teve um orçamento de US$ 60.000.000,00 e já gerou uma receita de mais de US$ 170.742.341.

Enredo

Russel CroweNash, já considerado um gênio, passa a sofrer de esquizofrenia e transtornos mentais e, após algum tempo de luta contra a doença, se separa de sua esposa. Paralelamente, outra trama começa a se desenrolar na história. Depois de criar sua tese, Josh conhece o agente secreto William Parcher, interpretado por Ed Harris, e descobre que sua capacidade de decifrar enigmas pode ser uma mais-valia no serviço de espionagem americano, em seu combate aos comunistas soviéticos.

Nash resolve aceitar o desafio e entra na empreitada, atitude que faz sua vida mudar totalmente, pois os espiões russos passam a perseguir o matemático, que têm seus surtos aumentados em decorrência disso. Tal filme tem vários pontos fortes e outros nem tanto. Um dos fatores que devem ser considerados é que o filme é a adaptação de um livro, e esse gênero requer muita habilidade do diretor.

Mais sobre resenha do filme Uma Mente Brilhante

Repercussão

Ron Howard no Oscar 2002.O Ron Haward teve que lidar com inúmeras críticas e a principal delas afirma que o filme, como obra de Hollywood, é interessante, mas como documentário, é equivocado. Dentre organizações GLS, houve represália devido à homossexualidade de Nash não ser citada. Na verdade, o próprio ator principal, Russel Crowe, citou: “Para mim, as partes mais interessantes da vida de Nash não estão no filme”.

Mas, independente das críticas, Uma Mente Brilhante foi um grande sucesso de crítica e público. O objetivo do filme, que era transcrever uma biografia como a de Nash para os cinemas hollywoodianos, foi cumprido com êxito.

O filme recebeu oito indicações ao Oscar, sendo elas: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor (Ron Howard), Melhor Montagem, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha-Sonora e a cobiçada trinca de Melhor Filme, Melhor Ator (Russel Crowe) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Connelly).

12/07/11 por Amoedo

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook