Reservas indígenas no Brasil

Os índios são um patrimônio de nossa cultura e existem reservas criadas especialmente para eles em diversos estados do Brasil.

Índios dançandoEm 1500, marco da chegada Portuguesa ao Brasil, os índios espalhavam-se aos milhões no território brasileiro, mas com a sucessão de vários acontecimentos distintos que incluíram dominação, imposição cultural e desapropriação do solo indígena, a presença da cultura mais genuína de nosso país apresentou declínio surpreendente durante o decorrer da história nacional.

Presença das reservas

Reservas indígenasDe acordo com os dados obtidos no Censo de 2010 do Instituto de Geografia e Estatística (o IBGE), o Brasil apresenta cerca de 800 mil índios, dos quais 500 permanecem habitando matas, florestas, reservas e parques nacionais, e o restante já passou a viver em cidades e conglomerados urbanos. Ainda de acordo com o Instituto, 250 povos já foram identificados e oficializados e 90 preferem permanecer isolados, sem contato com a chamada cultura do homem branco.

                       

Entre as terras que estão em diferentes fases do reconhecimento legal, a FUNAI oficializa que o Brasil possui, atualmente, mais de 610 reservas indígenas e que mais que a metade desse número (cerca de 390) já está regularizada de acordo com a Fundação Nacional do Índio.

Ranking por estados

Reserva indígenaA pesquisa verificou que, com exceção do estado do Piauí e do Rio Grande do Norte, todos os outros Estados brasileiros possuem reservas indígenas oficiais. O Amazonas é considerado o estado que mais possui áreas indígenas, com mais de 113.390 índios, segundo a Fundação. Essa colocação é seguida pela Bahia (64.240 índios), São Paulo (63.798), Mato Grosso do Sul (53.900), Minas Gerais (48.720), Rio Grande do Sul (38.718), Pará (37.681), Rio de Janeiro (35.934), Pernambuco (34.669) e Paraná (31.488).

A primeira reserva indígena do Brasil, talvez a mais conhecida entre o território nacional, o Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, foi criado em 1961, com forte atuação de Fernando Villas Bôas, Marechal Rondon, Darcy Ribeiro, entre outros.

Nenhum voto, seja o primeiro



Jessica
27/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook