Restauração de móveis antigos

Aquele móvel que está parado no canto de casa pode ser restaurado e se transformar em um belo item de decoração e utilidade.

Gabinete de pia restauradoMuitas pessoas herdam móveis antigos que foram usados pela maioria das gerações da família. Há ainda aqueles que adoram colecionar peças antigas e acabam comprando em bazares ou pegando-as pelas ruas, pois muitos móveis antigos vão para o lixo, sendo que muitos podem ser reformados e voltam a ser peças maravilhosas.

Quando o assunto é restaurar ou reformar móveis antigos, acabam surgindo muitas dúvidas, pois muitos pensam se realmente vale a pena reformar peças antigas ou se é melhor investir em móveis novos e modernos que fazem parte das tendências atuais.

                       

Restauração

Mesa de copa restauradaNa maioria das vezes, as antiguidades como os móveis são reformadas e restauradas, trazendo de volta a sua beleza a partir da aplicação de uma nova pintura, verniz, reparando colas, juntas e pregos, limpando e trocando molas, peças e puxadores. Entretanto, é preciso que o móvel esteja em um estado razoável, pois aqueles que se encontram infestados por cupins, em mau estado ou com uma madeira muito ruim e de má qualidade devem analisados por profissionais experientes no assunto. Se não houver como, a melhor opção é se desfazer do móvel e adquirir um novo, avaliando sempre o custo-benefício do móvel para você e toda sua família.

Requisitos

Carteira dupla restauradaOs móveis antigos são feitos principalmente de madeira maciça, a qual é bastante resistente e, por isso, dura por muitos anos, mas com o passar do tempo à pintura vai desgastando, um prego, um pedaço da madeira e até mesmo um puxador vai se descolando e saindo do móvel, deixando-o feio, por isso, é feito a restauração do imóvel. Mas, para que a restauração devolva ao móvel uma boa aparência é preciso que o mesmo não tenha cupim e outros bichos que seja difícil de ser mortos. No caso de móveis onde a restauração é possível, a dica é levá-los a um bom profissional, o qual deve primeiramente identificar qual o tipo de acabamento para não estragar o móvel, que pode ser feito de verniz, tinta, esmalte, óleo, cera, selantes de penetração ou goma-laca.

Procedimento

Gaveteiro antigo restauradoPara se iniciar o processo de restauração, é preciso fazer uma limpeza no móvel, afinal, após anos, os móveis podem ficar embaçados, riscados, sujos, empoeirados e grudentos devido às camadas de pó que acumlam-se. Essas camadas de sujeira devem ser removidas antes da restauração e em muitos casos o problema é somente a sujeira, que pode ser removida com um lustra móveis à base de óleo, produto facilmente encontrado em supermercados e lojas de tintas. A instrução de uso é aplicar o lustra móvel com um pano e deixar o produto agir, limpe o produto com um pano e se quiser repita o processo de 4 a 5 vezes e depois remova todo o excesso de óleo.

A decisão de restauração deve ser tomada em conjunto por toda a família, pois cada móvel depende de algo, como por exemplo, a história do móvel para a família, o desenho da peça e o mais importante, o estado do móvel. A restauração do móvel antigo é um processo de reforma, limpeza total ou conserto de algumas peças, modificando-as esteticamente e até mesmo mecanicamente.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
26/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook