Rivalidades da Primeira Guerra Mundial

O imperialismo dos países europeus acabou estimulando a Primeira Guerra Mundial e aumentando ainda mais a rivalidade entre nações.

De 1870 a 1914, na euforia da chamada Belle Epóque – Bela Época-, o mundo experimentou um tempo de progresso econômico e tecnológico. Em um embate de fortes pretensões imperialistas, os países ricos queriam disseminar seus paradigmas aos países menos desenvolvidos, o que acabou por espalhar sérias tensões.
O descontentamento, principalmente da Alemanha, que queria aumentar seu mercado consumidor externo, pois ficou de fora da partilha de territórios entre a Inglaterra, França e outros países, ocorrida na Congresso de Berlim. Na disputa por mercados consumidores, nasceu a rivalidade, e desta, a Primeira Guerra Mundial e suas rivalidades.

Inglaterra x Alemanha

A competição industrial e comercial. Após sua unificação a Alemanha tornou-se uma grande potência industrial, com a aceitação de seus produtos no mundo todo, inclusive na Inglaterra. Em contrapartida os ingleses queriam manter suas conquistas de qualquer forma.

                       

França x Alemanha

Os franceses não gostavam da Alemanha devido à derrota para os alemães na Guerra Franco-Prussiana e a consequente perda da Alsácia e da Lorena para o país germânico. A rivalidade era estimulada ainda mais pelo descontentamento alemão por “não ganhar nenhum país” na partilha feita no Congresso de Berlim.

Áustria x Rússia

A Rússia desejava obter uma saída para o Mar Mediterrâneo e para isso precisava dominar o império Turco-Otamano. Com a justificativa de que tinha o “direito” de proteger as pequenas nações da península ibérica, criou o movimento político pan-eslavismo.

Nacionalismo da Sérvia

Pequeno país independente nos Bálcãs almejava libertar e unificar os territórios dos eslavos. Aproximou-se da Rússia que se comprometeu a protegê-la militarmente. Em 1908, após a ocupação pela Áustria do território Bósnio-Herzegovino, a Sérvia conspirou abertamente contra os austríacos.

Considerada culpada pela guerra, a Alemanha teve que assinar o Tratado de Versalhes. Da nação humilhada surgiria o Nazismo alemão, que culminaria na Segunda Guerra Mundial.

2 votos



Adeni
09/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook