Rock brasileiro história

Gosta do velho "roquenrôu" nacional? Aqui, um pouco da trajetória desse estilo nas terras tupiniquins, e como ele se consagrou.

Bandas nacionais“Desde os primórdios até hoje em dia, o homem” precisa se comunicar e levar mensagens às outras pessoas. E no Brasil não foi diferente. No início dos anos 1950 surge um movimento liderado principalmente por jovens entre 15 e 22 anos, o rock nacional.

Anos ’50

Celly CampelloEm 1957, o compositor Miguel Gustavo escreveria o primeiro rock legitimamente brasileiro, o “Rock and Roll em Copacabana”, interpretado por Cauby Peixoto. No mesmo ano surgiram os primeiros grandes nomes do rock nacional, os irmãos Tony e Celly Campelo, com o compacto “Forgive Me/Handsome Boy”. Celly estourou nas paradas com o disco “Estupido Cupido” em 1959, com 120 mil cópias vendidas.

         

Anos ’60

Os IncríveisNos anos 1960, surgiram os grupos “The Jat Black’s”, The Jordans e The Clevers( mais tarde Os Incríveis), , além de Ronnie Cord, que gravou a versão “Biquini de Bolinha Amarelinha” e “Rua Augusta”. Entretanto, um garoto de Cachoeiro do Itapemirim roubaria a cena, se consagrando “O Rei”. Roberto Carlos se tornou o maior nome do rock nacional ao lançar “Splish Splash” e “Parei na Contramão”, em 1963, e “É Proibido Fumar” e “O Calhambeque”, em 1964.

Anos ’70

Os MutantesA década de 1970 abrigou o auge da Ditadura Militar e o fim d’Os Mutantes, grupo que iniciou seus trabalhos em 1966 e finalizou-os em 1972 com a saída de Rita Lee do grupo, que contava ainda com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Além disso, vários movimentos surgiram na década, em Minas Gerais, com Lô Borges e Milton Nascimento, e no Nordeste, com os Novos Baianos. Em 1973 surge um garoto debochado chamado Raul Seixas, que lança sucessos como “Mosca na Sopa”, “Maluco Beleza” e “Metamorfose Ambulante”.

Anos ’80

Ultraje a RigorA década de 1980 é considerada por muitos como os anos que popularizaram o rock no Brasil, com o surgimento de bandas como Titãs, Ultraje à Rigor, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial, e vários outros grandes nomes do rock tupiniquim.

Anos ’90

J Quest1990 começou sem grandes novidades, exceto pelo nascimento da MTV Brasil, e o surgimento de bandas como Skank e J Quest. Em 1992, surgiu o Charlie Brown Jr, liderado pelo vocalista Chorão, que mesclava o skate punk com vocais puxados para o rap. Os anos 2000 foram bastante trágicos para o rock nacional, em especial 2001, quando vários acidentes deixaram os roqueiros de luto.

No mesmo ano, houve nova festa, com a terceira edição do festival Rock in Rio, levando cerca de 1,3 milhão de pessoas à Cidade do Rock, em Jacarepaguá.

0 voto



Amoedo
14/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Nao tenho palavras  poois a emocao e enorme;
    amo a jovem guarda. Renato conhesco de pert
    pois ja sentamos para toma-mos serveja juntos
      Renato e os demais que Deus d muitos anos de 
    vida a vcs,aldenorseabra@hotmail.com

    Aldenorseabra
    01/05/12 às 13:42
  2. Muito legal! me lembrei muito da minha infância nos anos 80.

    Renato
    14/07/11 às 19:59

X
Curta a página