Rock in Rio história

Um dos maiores festivais de rock do mundo. Aqui, como surgiu o Rock in Rio e como se tornou um fenômeno mundial da música.

Rock in rio históriaQuem, dentre aqueles com 40 anos ou mais, não se lembra dos 10 dias dedicados exclusivamente ao rock ‘n roll, na primeira edição do tão afamado festival de musica Rock in Rio, em janeiro de 1985? Mas como esse festival tão conhecido mundo afora começou?

Primeira edição

Banner da primeira edição do Rock in Rio - 1985.Em 1984 o empresário brasileiro Roberto Medina deu início às obras da Cidade do Rock, uma área de 250 mil metros quadrados próximo ao centro do Rio, em Jacarepaguá. O sucesso foi enorme, atraindo quase 1,5 milhão de pessoas que queriam ver de perto os ídolos internacionais que até aquele momento não tinham o costume de incluir a América do sul em suas turnês. AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen e Rod Stewart são apenas alguns dos participantes do evento.

No “line-up” nacional tivemos Barão Vermelho, Pepeu Gomes, Ivan Lins e Paralamas do Sucesso, que foi considerado a grande revelação musical do evento.

A volta

Banner da segunda edição do Rock in Rio - 1991.Entretanto, após sua realização, a “Cidade do Rock” foi demolida por ordens do governador do estado Leonel Brizola. Após 6 anos de espera, os fãs do bom e velho rock ‘n roll puderam novamente assistir ao evento, denominado Rock in Rio II, desta vez realizado no estádio de futebol Maracanã, que teve o gramado adaptado para receber o palco e o público de 700 mil pessoas.

Rock in Rio 2001 e versões gringas

Visão do público - 2001.Em 2001, após novo hiato, é realizada a terceira edição do evento, no mesmo local da primeira edição. Com um público de quase 1,3 milhão de pessoas, foi a ultima edição genuinamente brasileira do festival. Em 2004 o evento foi levado à Europa no Rock in Rio – Lisboa, que contou ainda com edições em 2006, 2008 e 2010. Vale lembrar ainda que em 2008 e 2010, foi realizado o Rock in Rio – Madri.

Mais sobre Rock in Rio história

Em 2011, Roberto Medina novamente traz o espetáculo ao Brasil, em sua quarta edição nas terras tupiniquins, a ser realizado nos dias 23, 24, 25, 30/09 e 01, 02/10. Grandes nomes da musica nacional e internacional já foram confirmados, como Coldplay, Evanescence, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, System of a Down, Guns ‘n Roses, Paralamas do Sucesso, Titãs, Pitty e muitos outros.




Amoedo
09/06/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Rock in Rio história

Destaque

TV Cultura programação Mostra Internacional de Cinema

TV Cultura programação Mostra Internacional de Cinema