Rodas de liga leve o que são

As rodas de liga leve provêm um aumento significante na leveza do veículo, além de terem um arrojado design que agrada a quase todos.

Pneus Goodyear sobre rodas de liga leveQuando se vai comprar um carro, a maioria das pessoas acaba ficando em dúvida sobre qual a principal diferença entre as rodas de aço e as rodas de liga leve. Quando você compra um carro, o mesmo vem com todos os acessórios de fábrica; entretanto, você pode adquirir alguns acessórios chamados de opcionais, que na maioria das vezes custam bem mais caro. A roda de liga leve é considerada um acessório opcional que fará parte do carro somente se o dono desejar, mas elas acabam encarecendo o carro; por isso, é preciso pesquisar para saber se realmente o valor cabe em suas possibilidades financeiras.

Composição

As rodas são compostas de uma liga de alumínio que possui baixo peso, silício e ferro para dar maior resistência às rodas e muitos outros metais.São conhecidas também como rodas de magnésio, entretanto, o magnésio é um mineral que não se encontra presente em todas as rodas de liga leve, exceto nas rodas dos carros da marca Ferrari.

                       

Funções

Roda de liga leveElas têm a capacidade de proporcionar uma estética mais bonita ao carro e são bem mais leves do que as rodas de aço, contribuindo assim para a diminuição do peso não suspenso dos veículos em geral, ou seja, o peso todo do componente que não repouse sobre as molas de suspensão, como por exemplo, pneus, rodas, rolamentos, cubos e freios.
E com um menor peso não suspenso, as rodas tendem a copiar o perfil e todas as irregularidades encontradas nos asfaltos das cidades, contribuindo assim para um menor trabalho dos amortecedores e otimizando a aderência dos pneus.
As rodas de liga leve são usadas em competições como a corrida da fórmula 1, porém as concessionárias possuem rodas para todos os modelos, mas a diferença entre as rodas de aço e liga leve é em relação ao preço, aparência e peso.
As melhores rodas para carros são as rodas de liga leve, pois são mais bonitas e bem mais leves que as rodas de aço e ferro, mas o maior problema é que elas são bem caras e, por isso, as concessionárias acabam cobrando um valor maior sobre o carro, quando o mesmo vem equipado com rodas de liga leve e a diferença entre o preço das rodas chega a mais de 900%.

Desvantagem

Audi TT com rodas de liga leveA única desvantagem encontrada nas rodas de liga leve quando comparadas às rodas de aço, é que elas são pouco maleáveis, ou seja, se forem submetidas a impactos fortes, como por exemplo, um buraco fundo ou um meio-fio, a roda acaba se trincando ao invés de amassar, exigindo assim a substituição da roda, por isso, limita o seu uso para carros de maior luxo ou para competições esportivas. As rodas de liga leve são encontradas em diversos tamanhos ou aros, como se chamam, por exemplo, aro 13, 14, 15, 17, 18, 22, 23 e as principais marcas são: TSW, Vaska, Mangels, Binno e Rodão. Os valores variam em média de 1 a 5 mil reais.

As rodas se tratam de um dos tipos de acessórios mais cobiçados pelos proprietários de carros, pois dão ao veículo mais modernidade, leveza e sofisticação.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
25/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Camila Cantoni - 05/03/2013

    Boa, garota! Escreve bem!