Roteiro de entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um momento decisivo para o candidato à determinada vaga. Mas como fazer um roteiro para a entrevista?

Candidato diante de entrevistadores em entrevista de emprego

As vagas do mercado de trabalho estão cada vez mais disputadas, conseguir um emprego requer qualificações, desenvoltura e, em muitos casos, uma entrevista de emprego de sucesso, por isso, os recrutadores – aqueles que entrevistam os candidatos – estão cada vez mais exigentes e dinâmicos. Quem está procurando emprego não precisa apenas ter um currículo de peso, mas também atender as expectativas da empresa e isso é verificado já na entrevista.

                       

Por isso, o Portal Zun separou algumas dicas de como montar um roteiro para entrevista de emprego, perguntas mais frequentes e também em inglês, já que a língua inglesae tem se tornado um requisito importantíssimo para o sucesso no mercado de trabalho.

Como fazer um roteiro de entrevista de emprego

Entrevistadora segurando roteiro de entrevistas

Para o recrutador essa não é uma tarefa tão simples, desenvolver um projeto de entrevista de emprego requer conhecimento na área, na empresa e no cargo especificamente. Normalmente são gerentes, funcionários especializados ou mesmos os donos das empresas que entrevistam os candidatos.

O primeiro passo é pensar no lado profissional.  Para montar um roteiro de entrevista de emprego é preciso analisar o cargo e quais as necessidades da empresa no momento, assim, basta colocar essas necessidades em forma de questões para o entrevistado. Diante das respostas, é possível analisar o lado profissional e a personalidade do candidato. Mais para o final da entrevista as questões podem ser mais leves e mais pessoais, para conhecer o caráter do candidato.

Roteiro de perguntas para entrevista de emprego

Emprego

O roteiro de perguntas para entrevista de empregos é composto de questões objetivas, claras. O candidato precisa estar preparado para as mais diferentes e desconcertantes perguntas, desde as mais simples às mais complexas.

A seguir, estão as 10 perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego.

1 – Por que escolheu esse cargo/profissão?

2 – Onde você já trabalhou e como foi sua passagem por esses empregos?

3 – Qual o motivo do desligamento com a empresa anterior?

4 – Quais foram os principais desafios na sua vida profissional?

5 – Como você se mantém informado?

6 – Já esteve em um cargo de liderança?

7 – Como era sua relação com as demais pessoas da empresa anterior?

8 – Quais suas expectativas para esse cargo?

9 – Quanto pretende ganhar? Acha que esse salário é justo?

10 – Por que quer trabalhar nesta empresa?

Essas são algumas das mais frequentes questões em um roteiro para entrevista de emprego. Existem tantas outras, incluindo as mais pessoais, sobre a estrutura familiar e arte corporal (tatuagens, piercings), por exemplo.

Roteiro de entrevista de emprego em inglês

Para quem deseja cargos mais elevados, dominar a língua inglesa é quase que indispensável. Até para cargos um pouco mais simples o idioma já está sendo exigido na entrevista de emprego. As questões são quase as mesmas do que um roteiro em português, mas o recrutador e o recruta precisam estar atentos à pronúncia e ortografia da língua estrangeira. Alguns roteiros ainda podem ser em espanhol ou demais idiomas.

Abaixo você confere as 10 questões mais comuns de um roteiro de entrevista de emprego em inglês.

10 perguntas mais comuns em inglês para entrevistas de emprego

Pois bem, essas são algumas das perguntas mais frequentes em um roteiro de entrevista de emprego.

Dicas para o sucesso da entrevista de emprego

Mais artigos relacionados a emprego, confira:

Nenhum voto, seja o primeiro



Dany Negrao
25/09/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook