Satélites artificiais o que são?

Os satélites artificiais são um dos mais impressionantes avanços da tecnologia moderna, e oferecem serviços imprescindíveis.

Satélite artificial em órbitaUm dos mais importantes avanços em nossa tecnologia foi a criação dos satélites artificiais. Os sistemas são colocados, na órbita da Terra, através de um avançado foguete-motor, que está programado para enviar os satélites exatamente ao ponto de entrarem em órbita. Uma vez no alto, são utilizados para retransmissão de dados para telecomunicações, emissoras de TV, sistemas de GPS e alguns tipos de serviços radioamadores. A tecnologia foi desenvolvida durante o período da Guerra Fria, e os soviéticos são considerados pioneiros na colocação de satélites ao redor da terra.

Importância para o mundo

Foto de satéliteNo mundo atual, pode ser considerada extrema a importância desta tecnologia, tanto que um país que possui a tecnologia de lançamento passa a ser considerado um país “desenvolvido”. O sistema de GPS tem revolucionado os métodos de localização. Para que um satélite artificial funcione, é necessário, após a colocação em órbita, que informações sejam convertidas em ondas eletromagnéticas e enviadas para o dispositivo no espaço. O satélite, por sua vez, reenvia o sinal para uma estação receptora posicionada na terra, que distribui em determinada frequência para alguma área do planeta.

                       

Posicionamento dos Satélites

Sem os satélites artificiais, não teríamos a tecnologia GSM, essencial para o desenvolvimento da telefonia celular. Emissoras de televisão também conseguem alcançar praticamente o mundo inteiro graças à tecnologia.

Outros exemplos de utilização

Os satélites artificiais também são muito úteis para as forças armadas, em especial para os Norte-Americanos. O sistema é utilizado na defesa e no lançamento de mísseis teleguiados. O método GPS oferece precisão milimétrica, e os aparelhos vendidos atualmente são essenciais para aviões e navios.

A tecnologia avançada de lançamento exige cálculos matemáticos precisos e um excelente sistema de decolagem. Graças aos satélites artificiais, possuímos hoje diversas tecnologias muito úteis à sociedade, como as citadas e muitas outras.

Assuntos relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
28/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook