Símbolos da páscoa e seus significados

Uma das datas mais comemoradas, a páscoa é representada por vários símbolos. Entenda o significado e a relação deles com a páscoa.

Coelhos no ovoMarcada por vários símbolos e principalmente pelo tradicional chocolate, uma das épocas mais doces e esperadas está se aproximando. O termo páscoa surgiu entre os hebreus como pessach, e significa passagem.

Para judeus e cristãos a páscoa está relacionada com a esperança da vida nova, representando a vitória de Cristo sobre a morte, sua libertação e passagem para uma nova vida, é também a maior solenidade da igreja católica. Alguns símbolos da páscoa se tornaram bem conhecidos, vejamos alguns.

                       

O coelho

Coelho branco na gramaEste animal representa a fertilidade, pois se reproduz em grandes quantidades e rapidamente. Para os povos da antiguidade a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie, no Egito, o coelho representava nascimento e esperança de vidas novas, propósito da páscoa no sentido religioso.

Ovos de páscoa

ovos de chocolateO costume de presentear com ovos é muito antigo, os ovos eram enfeitados e coloridos, hoje eles são dados na versão chocolate e é o mais tradicional e esperado entre as crianças, ovo simboliza o começo de uma nova vida, o renascimento, é o símbolo da vida.

Colomba Pascal

Colomba pascalO bolo que deve ser em formato de” pomba da paz”, traduz a vinda do espírito santo. Uma lenda antiga diz que a tradição surgiu no norte da Itália, em que o rei Lombardo poupou a cidade de uma cruel invasão, graças ao presente de uma colomba feito por um confeiteiro. Presentear com uma colomba representa desejar a paz de Cristo no lar.

Círio Pascal

Círio pascalÉ uma vela que é acesa durante as celebrações católicas na páscoa, é também usada em batizados, crismas e significa o renascimento, a luz de Cristo. Os símbolos alfa e ômega aparecem no círio pascal simbolizando que Deus é o princípio e o fim.

A páscoa é uma data muito comemorada, cheia de prosperidade, amor, união e bons hábitos, como reunir a família e presentear as crianças fazem sempre bem ao coração e a fé de qualquer pessoa.

Nenhum voto, seja o primeiro



Juliana
29/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook